Resguardo 2022: PCGO efetua prisão de 133 pessoas durante ação de combate à violência contra a mulher

Ação mobilizou um total de 408 policiais civis e 137 viaturas, com diligências em 79 municípios goianos.

A Polícia Civil de Goiás realizou, entre os dias 7 de fevereiro e 8 de março, uma ação de combate à violência contra a mulher. Durante a operação, foram efetuadas 133 prisões no estado, cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 607 solicitações de medidas protetivas de urgência, 1.872 atendimento a mulheres vítimas e conclusão de 1.334 inquéritos policiais.

Além disso, foram realizadas 640 visitas policiais, a checagem de 308 denúncias e a instauração de outros 630 inquéritos para a apuração de crimes diversos. 31 vítimas foram resgatadas. A ação mobilizou um total de 408 policiais civis e 137 viaturas, com diligências em 79 municípios goianos. A Operação Resguardo 2022 foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e aconteceu de forma simultânea nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Titular da 1ª Deam Goiânia e coordenadora das Deams no Estado, a delega Ana Scarpelli ressaltou o empenho dos policiais civis na operação e o atendimento multiprofissional e especializado que a mulher vítima encontra na Deam. “Temos uma atenção constante à violência de gênero. Os crimes têm um perfil intramuros. Muitas vezes a mulher está num ciclo de violência e não consegue socorro. A sociedade tem a obrigação social de ajudá-la, devendo a mulher procurar os órgãos de segurança pública”, pontuou.

O chefe da SSPGO, Rodney Miranda, lembrou que as mulheres têm “total apoio, não só da Secretaria de Segurança, mas também da Secretaria de Assistência, do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria”. “Nós estamos imbuídos nessa luta contra a violência à mulher. Temos 27 delegacias especializadas no atendimento à mulher espalhadas pelo estado, algumas funcionando 24 horas por dia. Temos o Batalhão Maria da Penha também, que atende praticamente todos os municípios”, completou.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo