QUALIDADES ÉTICAS

A ética no setor público é um dos assuntos mais importantes quando tratamos de regras de conduta que devem nortear o comportamento do funcionalismo, tanto em função da garantia de que o correto sempre ocorra e o público a qual se destina esse serviço não seja lesado. Também do ponto de vista gerencial, uma vez que a padronização de determinadas regras contribuem para o aumento da eficiência nos processos como um todo.

Dessa forma, podemos citar algumas qualidades éticas esperadas do servidor público com atitude profissional. A imparcialidade está ligada à necessidade de nos relacionarmos com diferentes tipos de pessoas no ambiente de trabalho, e muitas vezes iremos simpatizar com aquelas que carreguem crenças ideológicas, políticas ou religiosas semelhantes com as nossas, no entanto, para um convívio saudável e que resulte na entrega de bons resultados, esses fatores pessoais não devem interferir no cumprimento das atividades. De forma alguma a tomada de decisão do servidor público deve ser influenciada por fatores pessoais em detrimento do benefício público que aquela decisão pode gerar.

A tomada de decisão também pode ser mais assertiva por meio da prática de outra qualidade ética, a objetividade, que compreende a capacidade do servidor se distanciar emocionalmente daquela situação e tomar a decisão racionalmente, que não atrapalhe o desempenho da mesma. Do ponto de vista gerencial, a objetividade também poupa tempo, uma vez que o funcionário não necessitará refletir um determinado tempo sobre qual abordagem seguir, até porque existem situações nas quais as variáveis são externas ao controle do agente público, mas também irá resguardar o servidor, uma vez que as regras são amparadas na ética.

Outra qualidade valorizada é a excelência, uma filosofia de busca incessante pela perfeição, que dificilmente poderá ser atingida, no entanto, essa mudança de postura leva à execução cada vez mais assertiva das atividades. Conforme essas micro melhorias vão se somando e entrando em sinergia, o próprio funcionário passa a perceber o impacto que seu zelo pode trazer e essa identificação com o trabalho ajuda no aumento de motivação e da qualidade de vida profissional do servidor.

Assim, podemos notar que o campo da Ética abrange muito mais do que a boa convivência com seus semelhantes em sociedade ou agir conforme aquilo que é permitido. Para o servidor público, a ética carrega uma conotação institucional que orienta a transparência para o público do qual se é prestado o serviço, tanto quanto no que tange ao bem-estar do funcionário, resultando no aumento de motivação, maior esmero e satisfação no cumprimento de seus deveres e metas, pois saber que seus colegas estão trabalhando orientados conforme o mesmo código que o seu tem grande impacto psicológico, de forma que gradativamente a regra de conduta se torne um “espírito coletivo”.

Referências bibliográficas

Enap Escola Nacional de Administração Pública. A conduta no serviço público. Brasília, DF, 2016.

Instituto Pró Saber. Ética no serviço público. Disponível em: <https://blog.institutoprosaber.com.br/etica-no-servico-publico-o-que-voce-precisa-saber-sobre/> Acesso em 17/08/2021.

Gerência de Planejamento Institucional
Superintendência de Gestão Integrada
Secretaria de Estado da Segurança Pública

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