Programa Jovem Cidadão do Entorno impede que novas gerações sejam aliciadas para mundo do crime, diz José Eliton
Governo do estado tem como meta incluir mil adolescentes no mercado de trabalho na região. Além de capacitar para primeiro emprego, proposta visa incentivar continuidade dos estudos. Vice-governador e titular da SSPAP destaca “caráter social e atividade laboral” da iniciativa que abrangerá 19 municípios. Participantes precisam ter idade entre 14 e 18 anos e devem ser oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade
O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, participou nesta quinta-feira (24/11), acompanhado da secretária Cidadã, Lêda Borges, do lançamento do Programa Jovem Cidadão do Entorno, que objetiva ampliar as oportunidades de trabalho e renda a jovens residentes de municípios do Entorno do Distrito Federal. A solenidade ocorreu no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) de Luziânia, com a presença do prefeito Cristóvão Tormin.
O programa tem como meta a inclusão de mil jovens no mercado de trabalho. Além de capacitar para o primeiro emprego, a proposta visa incentivar a continuidade dos estudos, características fundamentais do programa original, o Jovem Cidadão, presente atualmente em todos os 246 municípios goianos, com 3.624 vagas preenchidas. José Eliton, ao representar o governador Marconi Perillo durante a solenidade de lançamento do programa, afirmou que iniciativa contribui para a redução da criminalidade, pois “seu caráter social, juntamente com a atividade laboral, impedem que jovens sejam aliciados para o mundo do crime”, ressalta.
Juntamente com os deputados federais Giuseppe Vecci e Thiago Peixoto, Eliton dissertou sobre aspectos do programa, a exemplo da qualificação profissional proporcionada aos jovens. “Governador Marconi Perillo e eu temos orgulho de implantar o programa nessa, que é a região que mais cresce em Goiás”, disse, ao afirmar, ainda, que o governo estadual seguirá de mãos dadas com os prefeitos eleitos para ampliar programas e obras em parcerias com os municípios.
Assim como o titular da SSPAP, a secretária Lêda Borges relata que a iniciativa busca atender a uma parcela da juventude goiana que sofre com a falta de emprego que assola o país. “Estamos falando de jovens que estão em regiões com altos índices de criminalidade e baixa expectativa educacional. É preciso um olhar diferenciado para quem está em condições desfavoráveis em relação aos demais, por isso a ideia de um programa exclusivo para os jovens do Entorno”, comenta.
Vulnerabilidade
José Eliton lembra que o programa será desenvolvido em 19 cidades do Entorno. Os jovens selecionados deverão ter idades entre 14 e 18 anos e serão prioritariamente oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. A concepção do Jovem Cidadão do Entorno contempla três momentos em que o adolescente participará de cursos de formação antes, durante e depois de sua participação no programa.
Ao falar do programa, a secretária ressaltou que o candidato ao programa precisa estar matriculado e manter frequência regular na escola pública. O contrato é feito com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o jovem recebe salário mínimo/hora, que equivale a cerca de ½ salário, por 4 horas de trabalho. O direcionamento laboral contará com empresas e entidades parceiras do projeto.
FOTOS: JOTA EURÍPEDES