Procon Goiás interdita mais uma empresa de assessoria financeira em Goiânia
Operação de fiscalização ocorreu em parceria com a Polícia Civil de Goiás e a Polícia Militar
As equipes de fiscalização do Procon Goiás estiveram nas ruas de Goiânia, nesta quarta-feira (5), dando continuidade aos trabalhos em parceria com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). Foi fiscalizada uma empresa de assessoria financeira no setor Sul, que opera nos mesmos moldes dos estabelecimentos autuados nos últimos dias pela operação. Desta vez, a operação contou com o apoio também da Polícia Militar de Goiás.
No Procon Goiás há 28 denúncias contra esta empresa, além de nove que também chegaram à Decon. De acordo com o que foi apurado, o consumidor vê um anúncio de venda de veículos na internet e recebe a promessa de aquisição do bem em um curto prazo. Normalmente, eles são atraídos em sites de marketplace ou pelas redes sociais. O consumidor é convencido a pagar quantias como se fosse entrada de um financiamento. Depois que o prazo para obtenção do crédito é finalizado, o comprador acaba não conseguindo o que lhe foi prometido e solicita a quebra do contrato. Neste momento, é que se descobre que o contrato assinado é de consultoria/assessoria financeira ou de uma cota simples de consórcio e a devolução dos valores pagos é recusada.
Segundo o superintendente do Procon Goiás, as práticas da empresa configuram publicidade enganosa. “O estabelecimento capta o cliente, mas não dá informações claras sobre os diferentes produtos oferecidos, com a especificação correta da natureza da operação financeira. Seremos intransigentes na fiscalização dessas empresas que vem ludibriando o consumidor”, explica.
A empresa foi autuada e interditada por crimes contra as relações de consumo. Essa é sétimo estabelecimento do ramo de consórcio e financiamento interditada pelo Procon Goiás no período de 10 dias. O órgão orienta ainda que, se o consumidor se sentir lesado e quiser fazer denúncia, os canais são os telefones 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou ainda pela internet, por meio do Procon Web.
Foto: Procon Goiás
Procon Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás