Procon Goiás inicia levantamento de preços para auxiliar consumidores durante Semana Brasil 2020

 

A data comercial foi definida com o objetivo de movimentar a economia durante a crise e será realizada de 3 a 13 de setembro.

Com o objetivo de movimentar a economia durante a crise causada pela pandemia de Covid-19, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) com o apoio do Governo Federal realiza, entre os dias 3 e 13 de setembro, a Semana Brasil 2020. Pensando nisso, o Procon Goiás iniciou, nesta terça-feira (18/8), a fase de levantamento dos valores dos produtos, para identificar os itens com a maior procura por parte do consumidor, no período que antecede a data.

Com base neste levantamento, os servidores do órgão irão elaborar planilhas de preços que serão divulgadas aos consumidores no site do Procon Goiás. Dessa forma, a população poderá realizar a comparação dos preços dos produtos anunciados em oferta pelos mesmos estabelecimentos já visitados nesta primeira etapa do trabalho.

Em caso de divergência de preços (elevação) durante o período das promoções no varejo, os consumidores poderão fazer a denúncia ao órgão, que imediatamente autuará o estabelecimento. Até o momento, foram visitados espaços comerciais do Centro de Goiânia, do setor Campinas e ainda os shoppings Flamboyant, Bouganville e Passeio das Águas.

Durante a semana das vendas promocionais será realizada a fiscalização nos mesmos estabelecimentos percorridos na primeira fase, para efeitos de comparação de preços e a fim de apurar a autenticidade das promoções. Uma equipe do Procon Goiás ficará responsável pelo monitoramento dos preços na internet e recepção de denúncias neste sentido. 

O período de promoções comerciais é semelhante a Black Friday. Ao todo, serão 11 dias de promoções que acontecerão por todo o comércio brasileiro.

Denúncias e reclamações

As denúncias e reclamações do consumidor norteiam o trabalho do Procon Goiás. Para que o órgão siga desempenhando o seu trabalho. É importante que o consumidor registre a denúncia através dos seguintes canais de atendimento:

Disque-Denúncia 151 ou (62) 3201-7124

Portal Procon Web – www.proconweb.ssp.go.gov.br

Consumidor.gov – www.consumidor.gov.br (Plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor, pertencente ao governo federal)

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

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