Procon Goiás faz plantão para fiscalizar as promoções dos shoppings nesta Black Friday (26/11)

Além de Goiânia e Aparecida, fiscais também vão percorrer estabelecimentos em Alexânia e Anápolis

Nesta sexta-feira (26/11), dia da Black Friday, os setores de atendimento e de fiscalização do Procon Goiás trabalharão em regime de plantão para apurar as denúncias dos consumidores e coibir irregularidades. O horário de fiscalização foi ampliado para atender as denúncias e será realizado no período das 10 às 22 horas.

Neste ano, quatro equipes de fiscais vão se deslocar para os principais shopping centers do Estado, localizados em Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia. O outlet localizado no município de Alexânia, a 119 quilômetros de Goiânia, também será fiscalizado.

Além de verificar as2 possíveis infrações às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, as equipes averiguarão o2 respeito aos ditames impostos pela Lei Estadual n° 19.607/2017, que obriga fornecedores, no Estado de Goiás, a informar ao consumidor o histórico de preços de produtos e serviços em promoção dos últimos 12 meses.

Deste modo, será possível constatar se as empresas estão se aproveitando da data para a realização da chamada “maquiagem de preços”, popularmente conhecida como ‘metade do dobro’, prática abusiva recorrente nesta época do ano que ocorre quando os comerciantes elevam o valor dos itens na véspera da Black Friday para simular2 um desconto.

“Estamos aos poucos retornando à normalidade, o que se reflete na volta do consumidor às ruas e grandes centros comerciais. Por isso, desenvolvemos uma ação que leve a nossa fiscalização até os principais pontos de compra e consequentemente aos consumidores”, aponta o superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz.

Os canais de atendimento serão reforçados para o recebimento de denúncias, tanto aquelas originadas nas lojas físicas quanto nas virtuais (sites). Os consumidores podem registrar as suas denúncias pelos telefones 151 (capital) e (62) 3201-7124 (interior) e pela plataforma Procon Web. As equipes de atendimento estarão a postos para receber as demandas consumeristas, que chegarem pelo telefone e virtualmente, das 7 às 21 horas.

Assessoria de Comunicação – Procon Goiás

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