Procon Goiás divulga ranking de atendimento dos consumidores do mês de novembro

Lista relaciona nominalmente as 30 empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão no mês de outubro. Caixa Econômica Federal tem destaque, com 105 registros.

O Procon Goiás divulga, nesta quarta-feira  (1º/12), três rankings de atendimento dos consumidores referentes ao mês de novembro de 2021. Um dos rankings é elaborado a partir de dados da plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne informações sobre os atendimentos realizados presencialmente e por telefone, totalizando 2396 atendimentos.

A lista relaciona nominalmente as 30 empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão no mês de outubro. No topo está a Caixa Econômica Federal, com 105 registros, seguida da Oi S/A (telefonia fixa), com 96 e Oi S/A (telefonia móvel), com 93 demandas.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

Rankings de denúncias e reclamações do Procon Web

Já o segundo e terceiro ranking correspondem, respectivamente, ao número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web (quando os consumidores fazem os registros pela internet), totalizando 2295 reclamações, 654 denúncias, 895 bloqueios de telemarketing, 122 dúvidas e 152 cálculos solicitados pelos consumidores.

No mês de novembro, as três empresas que geraram maior procura por meio da plataforma foram: Claro  (79 registros), Vivo (78 registros) e Enel (72 atendimentos). Considerando os números das duas plataformas, foram realizados 5532 atendimentos no mês de novembro pelo Procon Goiás.

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa.

A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Segue abaixo a relação das 10 empresas que tiveram maior número de registros no Procon Web em novembro de 2021 – soma das denúncias e reclamações:

EMPRESA NÚMERO DE ATENDIMENTOS
CLARO 79
VIVO 78
ENEL 72
OI MÓVEL 51
MERCADO LIVRE 37
SAMSUNG 37
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 36
TIM 35
LATAM 34
MAGAZINE LUIZA 33

Confira o ranking de atendimentos do Sindec. 

Confira o ranking de denúncias do Procon Web.

Confira o ranking de reclamações do Procon Web. 

Assessoria de Imprensa – Procon Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo