Procon Goiás atende mais de 600 consumidores durante mutirão de renegociação de dívidas

Atendimentos ocorreram no período de 25 de julho a 11 de agosto de 2023

Durante o Mutirão Renegocia, um total de 630 consumidores foram atendidos presencialmente e tiveram suas dívidas renegociadas na sede do Procon Goiás e nas unidades do Vapt Vupt localizadas no Buriti Shopping e em Campinas. Os atendimentos ocorreram no período de 25 de julho a 11 de agosto de 2023.

No ranking de atendimentos, a concessionária de energia Equatorial aparece no topo, com 74 registros, seguida pelo Banco Bradesco, com 35, e Caixa Econômica Federal, com 31. As dívidas com cartões de crédito, de débito e de loja lideraram o número de renegociações (269 ocorrências), na sequência vieram os empréstimos pessoais e outros tipos de empréstimo (83) e, em terceiro lugar, os débitos referentes à cobrança de consumo de energia elétrica (71).

Estima-se que o valor negociado chegue a R$ 2,2 milhões, considerando as propostas já aceitas pelos consumidores e as que aguardam resposta, visto que as empresas têm o prazo de 10 dias para analisar a proposta apresentada e responderem.

Renegocia na 44

Parceria do Procon Goiás e da Secretaria de Estado da Retomada, entre os dias 07 e 11 de agosto, foi realizado um mutirão de renegociações voltado exclusivamente para lojistas e feirantes da Região da 44. Nesse período, foram formalizados 61 atendimentos, sendo 39 relacionados a bancos e instituições financeiras, 8 a telefonia e 8 pedidos de renegociação junto a Equatorial.

Superendividamento

Do total de consumidores atendidos, 70 estão em situação de superendividamento, que corresponde a pouco mais de 11%. O superendividamento se configura quando o consumidor possui dívida com mais de uma empresa, mas não têm condições de pagá-las sem afetar sua subsistência, já que comprometeu mais de 50% de sua renda.

Foto: Procon Goiás

Procon Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás 

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