Procon Goiás apreende quase 24 mil peças de perfilados

Fiscalização se deu atendendo a um pedido da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goiânia

Na tarde da última segunda-feira (18/11), fiscais do Procon Goiás apreenderam quase 24 mil peças de perfilados em uma empresa que comercializa materiais para construção no Parque Oeste Industrial, em Goiânia. Perfilado é uma estrutura fabricada, normalmente, em aço galvanizado e que serve como base para a instalação de placas de drywall na construção de paredes ou tetos, por exemplo. A fiscalização se deu atendendo a um pedido da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goiânia.

No momento da ação, os agentes constataram que não havia nenhuma informação sobre espessura das peças, identificação dos fabricantes ou indicação de rastreabilidade, contrariando normas da ABNT. Vale ressaltar que 15 itens comercializados pela empresa já tinham sido objeto de análises laboratoriais, dos quais 14 tiveram resultados insatisfatórios.

Por expor e comercializar produtos em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais, além de não apresentar informações claras sobre características, composição e origem dos produtos, a empresa foi autuada e tem 20 dias para apresentar defesa. Foram separadas mais amostras dos perfilados que serão submetidas a novos testes em laboratório.

O Procon Goiás esclarece que a venda desses itens sem a certificação dos órgãos regulamentadores pode significar o comprometimento de uma construção, já que os produtos podem não ter a resistência e durabilidade necessárias, o que coloca em risco a vida e segurança do consumidor. Ao comprar esse tipo de produto, o consumidor deve estar atento se é uma peça certificada e nas informações de fabricante e características contidas na embalagem.

Em caso de denúncia ou para mais informações, os canais do Procon Goiás são o  telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita também pela plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

Foto: Procon Goiás

Procon Goiás – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo