Presídio de Quirinópolis inaugura seção de costura

Espaço busca autossuficiência na produção de uniformes para os detentos da unidade

A Unidade Prisional Regional de Quirinópolis, no Sudoeste do Estado, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28), uma Seção de Costura. Inicialmente, o local servirá para a produção de uniformes para a população carcerária, com a mão de obra de três custodiados do presídio. O programa tem como o objetivo sanar o problema em relação aos uniformes, tornando-a autossuficiente na produção. No futuro, a produção poderá ser expandida para outros setores, conforme a demanda.

O espaço foi criado por meio de parceria com o Conselho da Comunidade em Execução Penal da cidade, que doou os materiais e máquinas. Além disso, o programa teve como professor para os detentos um dos internos da unidade, que anteriormente já havia trabalhado com a mãe que é costureira. “O maquinário que recebemos estava com alguns problemas e os próprios presos consertaram”, explica o diretor da unidade, Arthur Michael da Silva.

Lembrando que, em 2022, houve crescimento expressivo de 43% no número de custodiados exercendo atividades laborais nas unidades prisionais geridas pela DGAP no Estado. Em 2021, eram 2.648 trabalhadores; no ano seguinte, o salto foi para 3.811, em atividades de confecção, horta, cozinha, serviços gerais, indústria, reciclagem, obras e artesanato.

Fotos: Polícia Penal

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo