Policiais penais ministram módulo para o 12º Curso de Operações Especiais da Polícia Militar

Nessa terça-feira (30/11), os policiais penais e militares estiveram na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia paras visitas técnicas e acompanhamento operacional do Gope

Entre o último domingo (28/11) e esta quarta-feira (01/12), policiais penais do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) ministram o Módulo de Intervenção Prisional para o 12º Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás. Ao longo dos quatro dias, o curso acontece na Base do Gope, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Nas aulas, os policiais militares recebem instruções de ações específicas para atuar dentro de unidades prisionais.

No curso estão envolvidos 25 policiais de ambas as forças de segurança. Da polícia penal participam oito integrantes que compõem o Gope somados aos 17 policiais militares que recebem as orientações. O planejamento do curso é estabelecido com base em cinco temas centrais. Além da CPP, visitas técnicas com o acompanhamento Gope também são feitas nas outras unidades prisionais que fazem parte do Complexo Prisional.

De acordo com o policial penal que ministra o Módulo de Intervenção Prisional, Alexandre Fidelis, os conteúdos do curso relacionam-se com táticas de imobilização, noções de intervenção em ambientes prisionais, procedimentos para visitas técnicas, orientações sobre rotinas de segurança, além de técnicas conjuntas para ações de gerenciamento de crises em operações integradas.

Fidelis pontua que a união e a troca de aprendizados entre as forças policiais é uma comprovação do avanço da segurança pública em Goiás. “Nossa intenção é cada vez mais unificar as forças. Compartilhar e planejar ações é importante para que ambas as instituições desenvolvam e concretizem melhorias que beneficiem a sociedade, com a garantia de mais segurança, seja dentro dos presídios ou nas ruas”, explica o policial penal.

FOTOS: DGAP

Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo