Policiais e bombeiros se unem em doação de sangue coletiva nesta quinta-feira, 18

Imagem ilustrativa

Iniciativa integra campanha Junho Vermelho do Hospital de Câncer Araújo Jorge, cujo Banco de Sangue já contabiliza diminuição de 30% no número médio de doadores

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no último domingo (14/06), órgãos de Segurança Pública e Trânsito, como Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil (PC) e os Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO); e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se uniram na intenção de conscientizar a população sobre a importância de vestir a camisa da causa. Na quinta-feira (18), ao lado do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal Civil Metropolitana (CGM) e da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), um representante de cada entidade fará uma doação simbólica no Banco de Sangue que abastece o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ).

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu o isolamento social como forma de prevenir o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a unidade tem sentido no estoque o impacto da quarentena e já contabiliza uma diminuição de 30% no número médio de doadores/semana. O recuo deve afetar os pacientes oncológicos que, devido a natureza própria do tratamento, precisam de sangue diariamente. Das 160 pessoas atualmente internadas na unidade, estima-se que 45 façam uso diário do sangue armazenado no local. Só no Setor de Hematologia, por exemplo, 90% dos pacientes precisam, em algum momento de transfusão sanguínea.

Da necessidade nasceu a campanha Ligados Pelo Amor, que incentiva e facilita a doação de sangue durante o mês de junho. Além dos órgãos de Segurança Pública e Trânsito, a iniciativa também tem o apoio do Vila Nova Futebol Clube, que vai repassar ao HAJ parte do dinheiro arrecadado com a venda de sua nova camisa.

Mais segurança

Para garantir a segurança dos doadores, o Banco de Sangue do HAJ vem adotando medidas de segurança contra o novo coronavírus. Há mais de um mês, os atendimentos estão sendo feitos mediante agendamento, com uma distância segura entre os doadores e depois de uma triagem ainda mais criterioso.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 17 horas, na Rua 239, nº 181, Setor Leste Universitário. Informações pelo telefone (62) 3243-7031.

Para doar, é preciso:
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
– Menores de 18 anos só doam mediante apresentação de formulário de autorização
– Pesar, no mínimo, 50kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas)
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Com informações da ACCG – Associação de Combate ao Câncer

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo