A ação aconteceu após uma investigação que durou 11 meses. Segundo a corporação, na manhã de segunda-feira, constatou-se que o piloto, um dos detidos, usava documento de identidade falsa. A PCGO apurou sua real identidade e tal indivíduo é foragido da justiça de Pernambuco, existindo contra ele um mandado de prisão definitivo de unificação de pena, totalizando 32 anos a cumprir.
De acordo com PCGO, a ação policial ocorreu no exato momento de uma negociação envolvendo a droga, no bairro Novo Horizonte, em Itumbiara, resultando na detenção do quarteto e na apreensão dos veículos utilizados no transporte da substância ilícita. Após o desdobramento da operação, os policiais civis se deslocaram para Centralina, em Minas Gerais, onde, na residência do piloto, apontado como líder do grupo criminoso, foram encontrados documentos e peças retiradas do avião, destinadas a facilitar pousos e decolagens em pistas de terra não preparadas.
No aeroporto de Itumbiara, a aeronave foi apreendida, juntamente com documentos encontrados em seu interior. A coordenação do local colaborou com os investigadores, fornecendo documentos que indicavam os diversos pousos e decolagens realizados no aeroporto. Durante a investigação, a equipe policial obteve identificou que o piloto adquiria a droga na região de Coxim, no Mato Grosso do Sul, e a transportava até Itumbiara. Na cidade, a substância ilícita era fornecida em cargas menores para outros traficantes das regiões próximas, trechos que eram cobertos pelos veículos apreendidos, incluindo um que apresentava um compartimento falso sob o painel.
Segundo o delegado Juliano Campestrini, a droga trazida do Mato Grosso do Sul para Itumbiara era pulverizada sendo distribuída em Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. “A polícia identificou que o grupo iria fazer a entrega e, ao perceber a movimentação prendeu as quatro pessoas, além disso, diversos bens foram apreendidos”, disse. Os detidos vão responder por tráfico de drogas e associação criminosa.
Fotos: Divulgação/PCGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás