PMGO realiza formatura do segundo Curso Operacional Maria da Penha
48 policiais foram capacitadas para atendimento e acolhimento das vítimas de violência em Goiás
A Polícia Militar de Goiás realizou, na manhã desta quarta-feira (20/03), a solenidade de formatura do 2° COMAPE – Curso Operacional Maria da Penha. Autoridades que compõem as Forças de Segurança do estado e familiares prestigiaram a formatura que aconteceu na Academia de Polícia Militar, em Goiânia. Integrado ao Curso de Formação de Praças, o curso capacitou 48 mulheres para atuar no atendimento e combate à violência doméstica.
“É uma satisfação, porque são alunas do Curso de Formação de Praças que também se dedicaram ao COMAPE para que a gente pudesse dar essa qualificação. Esse curso representa mais um investimento na capacitação das nossas policiais militares, com o principal objetivo de prepará-las para o atendimento especializado em ocorrências emergenciais de violência doméstica”, afirmou a Comandante do Batalhão Maria da Penha, Major Dyrlene Seixas.
Durante o curso, as alunas foram capacitadas para realizar a efetiva fiscalização das medidas protetivas de urgência, garantindo assim a segurança das vítimas em situações de vulnerabilidade. Além disso, foi enfatizado o acolhimento e o atendimento adequado às vítimas de violência, visando proporcionar-lhes apoio e assistência integral em seus momentos de maior fragilidade.
Batalhão Maria da Penha
A unidade foi criada em 2015 e iniciou-se como Patrulha Maria da Penha, tornando-se um Batalhão de Polícia Militar em 2020, sendo encarregado do policiamento ostensivo de segurança específica para o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. A realização de atendimentos especializados à vítima e aos familiares, e ações preventivas, como visitas comunitárias e solidárias, são práticas constantes realizadas pelo BMP.
Fotos: PM5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Polícia Militar do Estado de Goiás – Governo de Goiás