PMGO realiza aula inaugural do primeiro Curso Operacional Maria da Penha
Curso terá duração de 35 dias e vai capacitar policiais para atendimento e acolhimento das vítimas de violência em Goiás
A Polícia Militar de Goiás realizou, na manhã desta terça-feira (28), a solenidade da aula inaugural do 1° COMAPE – Curso Operacional Maria da Penha, em cerimônia na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Evento reuniu autoridades que compõem as forças de segurança do Estado.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, destacou a integração entre as forças de segurança e reforçou a importância do Batalhão Maria da Penha no fortalecimento da segurança pública. “Temos, dentro da SSP, o Batalhão Maria da Penha, da PM, as delegacias de Atendimento Especializado à Mulher, as Salas Lilás. É um trabalho conjunto, sendo importante destacar que esse treinamento busca com ações rápidas e eficientes auxiliar no combate à violência contra a mulher no Estado”, diz.
“A presença da Polícia Militar de Goiás, que realiza um trabalho de excelência, mostrando que está do lado da mulher inibe o agressor. Por isso, esse curso é muito importante, porque vai capacitar os policiais para atender e acolher melhor essas vítimas de violência no Estado”, afirmou a comandante do Batalhão Maria da Penha, Major Marinéia Mascarenhas.
O curso tem o objetivo de capacitar todos os alunos e alunas policiais militares para não só atenderem as ocorrências emergenciais de violência contra a mulher, mas também fiscalizar as medidas protetivas de urgência, saberem acolher e dar o atendimento adequado as vítimas. Com duração prevista de 35 dias, o curso conta com a participação de 70 alunos, sendo todos policiais militares.
Na solenidade, as autoridades presentes receberam uma homenagem feita por uma comitiva de alunos do 1° COMAPE. Em seguida, foi realizada a primeira palestra do dia ministrada pela delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Ana Elisa Gomes Martins, com o tema: “Atuação da Delegacia da Mulher e a Parceria com o Batalhão Maria da Penha”. Na mesma ocasião, a segunda palestra foi realizada pela superintendente da Mulher do Estado, Mariana Gidrão, com o tema: “Violência Doméstica”.
O Batalhão Maria da Penha é encarregado do policiamento ostensivo de segurança específica para o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica contra às mulheres. A realização de atendimentos especializados à vítima e aos familiares, e ações preventivas, como visitas comunitárias e solidárias, são práticas constantes realizadas pelo BMP. Nesse sentido, o curso vem para aperfeiçoar, ainda mais, os procedimentos adotados pelos policiais que desejam atuar pelo batalhão.
Fotos: Siqueira/SSP-GO e PM/5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás