PMGO prende piloto de avião condenado por tráfico internacional de drogas

Piloto foi condenado por integrar organização internacional de tráfico de drogas. Avião que ele pilotava foi apreendido com 141 kg de cocaína.

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) prendeu um piloto de avião, de 63 anos, condenado por tráfico internacional de drogas. Após o compartilhamento de informações entre policiais militares do 41º BPM e investigadores da Polícia Federal, o mandado de prisão definitiva foi cumprido no início da noite do último domingo, em Goiânia.

Condenado a 8 anos de prisão em regime fechado, o piloto é apontado, pela Justiça Federal, como integrante de uma organização criminosa composta por empresários de Goiás, Pará, Maranhão e políticos do Suriname que movimentaram, em apenas quatro meses, cerca de US$ 500 mil.

De acordo com as investigações realizadas pela Polícia Federal, uma aeronave do piloto foi apreendida, em novembro de 1999, no interior do Maranhão, com 141 kg de cocaína. O avião teria sido abastecido, na época, em uma fazenda pertencente a um fazendeiro goiano acusado de ter ligações de narcotráfico com o ex-ditador do Suriname, Desi Bouterse.

Segundo a PF, contas telefônicas do piloto registram diversas ligações para cinco pessoas no Suriname acusadas de envolvimento com o narcotráfico. Esses recursos foram transferidos para contas na Suíça e de empresas de câmbio localizadas em Goiânia e no Pará.

Condenação

O piloto, que respondia ao processo em liberdade, teve o recurso negado e a sentença confirmada, no início do ano, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi encaminhado para a Central de Triagem do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e ficará à disposição da Justiça do Pará.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo