PMGO deflagra Operação Divisas Blindadas
Ação objetiva coibir, por meio de ações especializadas, ataques a instituições financeiras, tráfico de drogas, crimes nas zonas rurais e demais ações criminosas
A Polícia Militar de Goiás deflagrou, nesta quinta-feira (02/05), a Operação Divisas Blindadas, que visa atender aos municípios de Araguapaz, Aragarças, Bonópolis, Crixás, Nova Crixás, Piranhas e Santa Rita do Araguaia. Essa ação, que possui especial enfoque no fortalecimento da segurança das divisas do Estado de Goiás, objetiva coibir, por meio de ações especializadas, ataques a instituições financeiras, tráfico de drogas, crimes nas zonas rurais e ações criminosas que atentem contra a segurança e a tranquilidade da sociedade goiana.
“É uma integração entre as Forças de Segurança, principalmente, com as de outros estados. É uma operação que tem essa intenção de trazer maior tranquilidade para a nossa comunidade. Estamos voltados, principalmente, na continuidade da redução da criminalidade em todo o estado de Goiás e para isso nós temos que estar realizando operações como essa”, afirmou o Comandante-Geral da PMGO, coronel Marcelo Granja. “É o início de uma das várias operações que estaremos implementando em todo o estado de Goiás”, completou.
Ações proativas
No primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão no estado. Em ações integradas, ostensivas ou no patrulhamento de rotina, as forças de segurança recuperaram 974 veículos com registro de furto ou roubo. As polícias Civil e Militar efetuaram 7.352 prisões em flagrante. Além disso, 1.158 armas de fogo apreendidas e 1.911 foragidos recapturados. 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.
Indicadores criminais (janeiro/março de 2024)
Roubo de Carga: -92%
Furto a Transeunte: -34%
Roubo em Comércio: -34%
Roubo de Veículos: -34%
Roubo a Transeunte: -33%
Feminicídio: -31%
Furto de Veículos: -27%
Homicídio Doloso: -24%
Furto em Residência: -20%
Roubo em Propriedade Rural: -20%
Furto em Comércio: -16%
Roubo em Residência: -14%
Tentativa de homicídio: -10%
Estupro: -9%
Furto em Propriedade Rural: -6%
*Fonte: Observatório de Segurança Pública de Goiás (comparação com o período de janeiro/março de 2023)
Fotos: PM5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás