PCGO desmantela grupo criminoso especializado na receptação de veículos e máquinas e prende empresário
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, com apoio da 15ª DRP, 18ª DRP, Grupo Especial de Investigações Criminais de Anápolis/2ª DRP e Polícia Técnico-Científica, realizou, nesta sexta-feira (19/04), operação policial para dar cumprimento a um mandado de prisão, bem como cumprimento a oito mandados de busca e apreensão residencial contra investigados por organização criminosa voltada para a receptação qualificada de veículos e máquinas automotoras, nas cidades de Goianésia e Anápolis.
A operação policial consistiu no cumprimento de mandado de prisão e busca apreensão contra conhecido empresário do ramo de revendas de peças usadas de carros e caminhões, na cidade de Goianésia. O empresário, que estava sendo investigado por ter vendido, em janeiro deste ano, uma plataforma mecânica, produto de crime, vinda do estado de São Paulo, pela quantia de R$ 118 mil para outro empresário da região. Na ocasião a máquina foi apreendida e o homem preso por posse ilegal de arma de fogo.
Foi dada sequência às investigações e verificou-se que o comerciante faz parte de uma organização criminosa, atuante em vários estados da Federação, especializada em furto e roubo de veículo e caminhões, para posterior adulteração e revenda das peças, já que se aproveita de sua empresa para a revenda dos produtos dos crimes. Ainda fora expedido mandado de prisão para o comparsa deste empresário, que se encontra foragido no estado de São Paulo, cujo qual foi o responsável em adquirir a referida plataforma e adulterar as plaquetas de identificação e sua documentação. Foi cumprido, ainda, mandados de buscas na cidade de Anápolis contra um membro da organização criminosa responsável por adulterar os números identificadores de motores, produtos de furto/roubo, que são adquiridos pelo grupo.
Salienta-se, que durante as diligências, foram encontrados e apreendidos, confirmando as investigações, seis caminhões e um chassi de caminhão e uma caminhonete, todos com sinais de identificação adulterados, o que configura crime, além de um motor produto de roubo. Em sua residência, ainda, foram apreendidas munições de arma de fogo para pistola cal. 380 e dois carregadores de pistola 9 mm. Na cidade de Anápolis foi apreendido um motor de origem duvidosa.
Todas as apreensões serão periciadas pela Polícia Técnico-Científica, que acompanhou as diligências, visando identificar sua origem e procedência. Ressalta-se, que o empresário teria ameaçado de morte um policial civil, por ter atuado em uma prisão anterior do investigado, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, sendo tal fato objeto da investigação. O investigado encontra-se no presídio local e a disposição do Poder Judiciário.
Fotos: Divulgação/PCGO
Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás