Operação Virtude: SPP realiza ação do “Dia D” de combate à violência contra idosos na 44, em Goiânia

Foram entregues panfletos informativos afim de coibir e prevenir crimes em desfavor aos idosos

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Superintendência de Ações e Operações Integradas (SAOI), em ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS), realizou, na manhã desta sexta-feira (14/06), o dia “D” da Operação Virtude 2024. A operação é uma das diversas ações que acontecem no mês de junho e busca conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa. O evento aconteceu em frente à base da Guarda Civil, na região da 44, em Goiânia.

Pensada de forma estratégica, devido a maior movimentação no local, o evento contou com a distribuição de panfletos informativos, com intuito de alertar e levar informações a sociedade sobre o tema, afim de coibir essa prática danosa a saúde física e mental das pessoas na terceira idade. Estiveram presentes as equipes da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Polícia Civil de Goiás (PCGO), Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica (SPTC) e Procon Goiás.

O Coronel Evenir da Silva Franco Júnior, superintendente de Ações e Operações Integradas da SSP-GO, explicou  que “a operação tem o objetivo de divulgar ações da Segurança Pública. As nossas Forças de Segurança têm o trabalho de prevenção contra os crimes em desfavor dos idosos e também de ação repressiva naquilo que constatarmos que se configura como crime”, disse. “Vamos fazer trabalho de palestra, orientações, fiscalização e também receber as denúncias por meio dos nossos canais competentes, onde iremos atuar e fazer tudo o que for necessário para que nossos idosos se sintam cada vez mais protegidos e acolhidos”, completou Franco.

O superintendente ainda frisou a importância de denunciar esses casos de violência. “Nós queremos que haja o maior número de solicitações e de denúncias, que as pessoas estejam encorajadas a solicitar o trabalho das nossas Forças de Segurança para o estado de Goiás tenha êxito nessa missão, que é combater os crimes em desfavor dos nossos idosos”, afirmou.

A superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), Ana Luísa Freire, destacou a importância da ação afim de provocar reflexão e também encorajar as pessoas a denunciar esse tipo de violência. “ A ação está vinculada a pessoa idosa a dignidade, o respeito, o bem-estar, essa é a nossa pauta”, disse. “Estamos aqui unidos junto com as forças da segurança pública e a secretaria de desenvolvimento social para trazer esse alerta”, comentou.

Canais de denúncia

  • Disque 190 (Policia Militar);
  • Disque 100 (Direitos Humanos);
  • Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), no setor Leste Universitário, em Goiânia – telefones: 3201-1501 ou 3201-1511 ou qualquer Delegacia mais próxima de sua casa;
  • Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI-GO), no setor Leste Vila Nova, em Goiânia – telefones: 3270-9651 ou (62) 98306-1470;
  • Gerência de Promoção dos Idosos dos Direitos da Pessoa Idosa – telefone: (62)3270-9647.

Fotos: Magno Leão (SSP), Isabel Oliveira (SSP) e CBMGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo