Operação Sine Venato: PCGO no combate ao furto de veículos
Foram cumpridos oito mandados judiciais em Goiânia, Aragoiânia, Inhumas, Guapó e Firminópolis
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), desencadeou, nesta quarta-feira (21/02), operação policial contra associação criminosa voltada para furtos de veículos mediante fraude e receptação de veículos. Foram cumpridos oito mandados judiciais nas cidades de Goiânia, Aragoiânia, Inhumas, Guapó e Firminópolis.
Durante o ano de 2023, policiais da especializada identificaram várias semelhanças entre registros policiais de furto de veículo, principalmente o fato das vítimas informarem terem entregue seus veículos acreditando estarem protegidas por contrato de locação, mas em seguida percebiam que seus veículos haviam sido subtraídos. A investigação foi aprofundada e identificou-se uma associação criminosa responsável pelo furto de, no mínimo, 17 veículos no estado de Goiás durante o ano de 2023, no valor total de aproximadamente R$ 1 milhão.
Verificou-se que alguns dos investigados se apresentavam e celebravam com as vítimas contrato de aluguel de veículo, já com dolo na subtração do veículo, sendo tal formalização na verdade o meio fraudulento para induzir a vítima a erro, pois logo em seguida os investigados deixavam de atender os contatos feitos pelas vítimas, retiravam os rastreadores dos veículos e os entregavam para outros investigados, que por sua vez ficavam com os veículos ou vendiam para terceiros mediante falsificação dos documentos.
Foram identificadas oito pessoas suspeitas de participarem dessa associação criminosa, a maioria com diversas passagens policiais por crimes como furto, estelionato e falsificação de documento público. Durante a apuração, foi possível a localização e recuperação de 13 veículos, os quais foram restituídos às vítimas. A investigação continuará para se analisar o conteúdo apreendido durante a operação policial, interrogatórios dos investigados e outras diligências necessárias para sua conclusão.
Fotos: Divulgação/PCGO
Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás