Operação realizada pela Polícia Civil prende quadrilha responsável por homicídios cometidos na capital

Sete pessoas foram presas. Os crimes aconteceram na região sudoeste de Goiânia. O secretário de Segurança Pública anunciou que o líder do grupo será transferido para a Unidade Prisional Especial de Planaltina de Goiás

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH), apresentou nesta terça-feira (24/09), os resultados da Operação Vendetta, que desarticulou uma associação criminosa responsável por pelo menos cinco assassinatos na região Sudoeste de Goiânia. Sete pessoas foram presas.

De acordo com as investigações, os crimes eram motivados por vingança entre duas facções criminosas que disputavam o tráfico de drogas na região dos bairros Real Conquista e Residencial Itaipu. “O grupo agia como um verdadeiro ‘tribunal do crime’. Os próprios integrantes decidiam quem iria morrer na facção rival”, explicou o delegado Murillo Leal Freire.

A ordem para as execuções partiam de Renato Rodrigues Costa, considerado o líder do grupo, que já estava detido no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Na apresentação do caso, o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda anunciou que, ainda nesta terça-feira, vai solicitar que a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) transfira o criminoso para a Unidade Prisional Especial de Planaltina de Goiás. “Nosso recado é claro para todos que estão cumprindo pena: não admitimos nenhuma espécie de liderança de comandos de facções dentro dos presídios goianos. O controle desta unidade é ainda mais rígido e este detento não terá a menor condição de ordenar novas ações criminosas”, afirmou.

O titular da SSP ressaltou, ainda, que diversas medidas estão sendo implantadas para garantir o controle efetivo do sistema prisional. “O fortalecimento dos presídios é uma das principais determinações do governador Ronaldo Caiado e que está sendo cumprida desde o início da atual gestão. Ao trabalharmos neste sentido, estamos contribuindo para a redução dos indicadores criminais, que já têm apresentado quedas significativas desde janeiro”, destacou.

Também foram detidos Caio Felipe Souza Monteiro, Denilson Ferreira da Costa, Leandro Marcos Gomes Pereira, Douglas Alves dos Santos, Anderson Oliveira e Eduardo Pereira Alves. Todos eles possuem passagens por crimes, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. A operação também resultou na apreensão de cinco armas de fogo. “As investigações terão continuidade para que seja apurado se essa quadrilha está envolvida em outros assassinatos”, disse o delegado Klayter Camilo Rezende.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares, a operação demonstra a capacidade da corporação na resolução de casos complexos. “Trata-se de uma resposta efetiva no combate à criminalidade. Não permitiremos que grupos tentem se sobrepor à lei”, assegurou.

Violência em queda
De janeiro a agosto de 2019, o número de homicídios apresentou queda de 18,20% em Goiás. Em Goiânia, a redução é ainda maior: 29,93%. A comparação é com igual período do ano passado. Os bons resultados refletem a importância do trabalho integrado das forças policiais – que atuam com base nos eixos de integração, inteligência e integridade -, e dos investimentos do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública, no fortalecimento de todas as tropas.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo