Operação Quebra Caixote: PCGO prende integrantes de torcida organizada investigados por agressão a torcedor
Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Goiânia
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Geprot/Deic), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (19/02), a Operação Quebra Caixote, e cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em desfavor de indivíduos integrantes de uma associação criminosa que se autodenomina “Quebra Caixote”, vinculada a “Torcida Força Jovem Goiás”, os quais são investigados pelos crimes de crimes de associação criminosa, roubo majorado com emprego de arma de fogo e lesão corporal. Os mandados foram cumpridos em Goiânia.
As investigações são referentes a uma emboscada ocorrida no mês de dezembro de 2023, em um bar no Setor Leste Universitário, em Goiânia, ocasião em que o grupo investigado teria agredido severamente um torcedor rival, e subtraído seus pertences, tendo sido abandonado pelos agressores já desacordado. Durante essa ação delituosa, o grupo ainda espancou duas outras vítimas, que sofreram diversas lesões corporais, ao tentarem socorrer a vítima inicial.
“Foram presos durante a operação policial os quatro investigados iniciais, além da prisão em flagrante do receptador do aparelho celular subtraído da vítima. Foram apreendidos arma de fogo, armas brancas e veículo automotor utilizado nos crimes, aparelhos celulares e vasto material ligado a torcida organizada”, explicou o delegado Samuel Moura.
A operação policial contou com troca de informações com o Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos de Futebol do Ministério Público de Goiás (GFUT/MP-GO), e com a Superintendência de Inteligência da Policial Civil, além do apoio tático da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3) e demais unidades da Deic.
A divulgação da identificação dos presos foi procedida nos termos da Lei 13.869/2019, portaria n° 547/2021 – PC, e Despacho da Autoridade Policial responsável pelas investigações, justificadas na possibilidade real de identificação de novas vítimas.
Geprot
O Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot), criado no início de abril de 2023, através da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) e a Superintendência de Inteligência, busca centralizar as investigações, monitorar ações, investigar os crimes e interagir com demais órgãos, clubes e federações de futebol do estado, visando à repressão dos delitos praticados contra o torcedor.
Fotos: Divulgação/PCGO
Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás