Operação Fretamento: PCGO prende três pessoas por desvios de maquinários agrícolas e cargas

Os fatos ocorriam principalmente em Goiás, Minas Gerais e São Paulo

A Polícia Civil do Estado Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) deflagrou, na última sexta feita (11/08), a Operação Fretamento, que culminou com a prisão em flagrante, em Goiânia, de três indivíduos pertencentes a uma associação criminosa voltada para o desvio de cargas e de maquinários agrícolas durante a prestação de serviços de frete. Os fatos ocorriam principalmente em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

A investigação teve inicio em fevereiro do ano de 2023 após uma vítima ter procurado a delegacia e relatado que, após contratar um frete para o transporte de um trator de sua propriedade, teve o maquinário em questão subtraído. Logo após a subtração, os investigados ainda registraram, falsamente, um boletim de ocorrência em que afirmavam que teriam sido vítimas de roubo do trator.

No decorrer das investigações, foi identificado que o grupo criminoso já havia cometido vários delitos com os mesmos modus operandi em Goiás. Restou configurado que os investigados, em sua grande maioria, residiam na cidade de Uberaba (MG). O líder da referida associação possuía 72 anotações criminais em seu desfavor.

De acordo com a PC, os suspeitos, não sabendo que estavam sendo investigados, por meio de documentos ideologicamente falsos, ainda tentaram restituir a carreta apreendida, oportunidade que foram presos em flagrante pelo crime de associação criminosa as pessoas de R.D.B, H.A.N e P. H. M. A corporação contou com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma das prisões.

Por conseguinte, além da prisão em flagrante dos três indivíduos, através da investigação que se encontra em fase de conclusão, também foram identificadas as pessoas de M.A.C e E.M.S, os quais eram motoristas do grupo criminoso e, após carregar as carretas com maquinários e outras cargas, as desviavam encaminhando para receptadores.

Por fim, a divulgação das imagens e identificação dos presos e demais investigados foi precedida nos termos da Lei n°. 13.869/2019, portaria n.° 547/2021 – PC e Despacho do Delegado de Polícia Civil responsável prisão, visto que os investigados são suspeitos de outros crimes no Estado de Goiás e também nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, os quais se utilizavam de um site de fretes com o claro propósito de realizarem fretes e subtraírem maquinários e cargas agrícolas, o que poderá além de identificar outras vítimas e testemunhas do grupo criminoso, auxiliará com elementos informativos para a futura ação penal.

Fotos: Divulgação/PCGO

Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo