Operação Falsum Dominus: integração entre BPM Rural e PCGO desarticula esquema de subtração de gado
Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, quatro de busca e apreensão, uma prisão em flagrante e apreendidas duas armas de fogo
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), com apoio da Delegacia de Orizona e do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO), deflagrou na quarta-feira (13/09) a Operação Falsum Dominus, que visa combater o furto de gado.
A investigação se iniciou após a prisão pela PM de um receptador de 24 cabeças de gado. A DP de Orizona e a DERCR identificaram uma associação criminosa com cinco integrantes dessa, composta inclusive por um servidor da Agrodefesa, que, fraudulosamente, emitia guia de trânsito animal em nome de terceiros de boa-fé, para dar ar de legalidade ao gado furtado. Uma produtora rural, que tinha o nome lançado como compradora de gado, não tinha ciência, sendo detectadas quatro guias falsas em seu nome.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, quatro de busca e apreensão, uma prisão em flagrante e apreendidas duas armas de fogo. Os mandados foram cumpridos em Água Limpa, Pires do Rio e São Miguel do Passa Quatro. Um vereador e um servidor da Agrodefesa foram presos na operação. A associação criminosa é investigada por vários furtos na região e o número de vítimas ainda está sendo levantado no inquérito policial.
Fotos: Divulgação/PCGO
Divisão de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás