Operação da Polícia Civil resulta na prisão de suspeitos por 30 homicídios, em Goiânia
No total, 11 suspeitos foram detidos pelos crimes, cometidos em 2018
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), finalizou nesta quarta-feira (29/05), uma operação que resultou na prisão de 11 suspeitos de envolvimento em pelo menos 30 assassinatos cometidos, em 2018, em Goiânia. Os crimes foram motivados por disputas entre quadrilhas que atuam com o tráfico de drogas.
Todos os detidos fazem parte de uma facção criminosa. Dos 11 presos, nove já estavam detidos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Os crimes foram cometidos em bairros da região Oeste da Capital, como Serra Azul, Residencial Goiânia Viva e Parque Oeste Industrial.
Segundo o delegado Ernane Cazer, os mandantes. “Prendemos alguns executores e, em seguida, chegamos aos criminosos que ordenaram os crimes. Sabemos dos esforços realizados pelos setores responsáveis pelo sistema prisional, mas, existe uma dificuldade de impedir que ordens para esses crimes partam de detentos, uma vez que, mesmo presos, eles possuem o direito de receber visitas”, explica o adjunto da DIH.
Entre os presos, está uma mulher que, de acordo com as investigações, teria atraído uma das 30 pessoas assassinadas para que seu namorado – que também foi detido -, o executasse. Na operação, os policiais apreenderam, ainda, uma arma de fogo.
Redução da violência
Nos primeiros quatro meses de 2019, Goiás registrou queda de 9,66% no número de homicídios. Em abril deste ano, o Estado apresentou redução de 15,51% neste tipo de crime, na comparação com igual período do ano passado. Foi o menor patamar para o mês nos últimos sete anos. “Os números demonstram que estamos no caminho certo. Estamos investindo cada vez mais em inteligência e integração para reprimir todas as modalidades criminais, em especial os homicídios”, avalia o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027