Operação Constrição: PC investiga grupo suspeito de desviar combustíveis em Senador Canedo

As investigações apontam que a associação criminosa realizava a subtração e receptação das cargas de combustível das distribuidoras.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), deflagrou nesta terça-feira (6/10) a Operação Constrição. A ação tem como alvo uma associação criminosa, suspeita de desviar combustíveis das distribuidoras de Senador Canedo. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão contra os suspeitos investigados na capital, em Senador Canedo e Anápolis.

Segundo as investigações, o grupo criminoso agia subtraindo as cargas e em seguida, realizava a receptação dos produtos. Os suspeitos aliciavam motoristas que carregavam no polo distribuidor de combustíveis da cidade, para que entregassem os caminhões-tanque carregados em locais onde era realizada a extração de parte da carga, sem que fossem rompidos os lacres de segurança dos veículos. A modalidade criminosa era chamada pelos membros da associação de “jiboiagem”.

Segundo o delegado Alexandre Bruno, titular da Decar, os suspeitos carregavam galões e os enchiam com os combustíveis obtidos ilegalmente para, posteriormente, revender a carga. A investigação aponta que o esquema era realizado há pelo menos um ano. A suspeita é de que o prejuízo para distribuidoras e postos seja milionário.

Na manhã desta terça-feira foram apreendidos milhares de litros de combustíveis e materiais que eram usados nos crimes. Os mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens, Direito e Valores da Comarca de Goiânia.

Além dos mandados de prisão, outros cinco alvos foram detidos em flagrante. Os suspeitos irão responder por associação criminosa, receptação e por crimes ambientais, já que armazenavam substância perigosa em desacordo com a legislação.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo