Novos policiais penais: 41 novos servidores da Administração Penitenciária participam de cerimônia de formatura

“Eu costumo dizer que ser policial não é profissão, é um sacerdócio. Então, espero que os senhores injetem no sangue este instituto de polícia. Sejam honestos, gratos e respeitem a profissão e o uniforme que usam porque lá na rua vocês são o espelho para sociedade”, disse o diretor-geral, tenente-coronel Rasmussen

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), realizou, na manhã desta sexta-feira (02/07), a formatura de 41 novos policiais penais que passam a integrar as forças de segurança do Estado, atuando nas unidades prisionais de Goiás. A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, do desembargador Anderson Máximo, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), e outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante a formatura, o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, ressaltou os esforços do Governo de Goiás para a realização do concurso, nomeação dos aprovados e valorização da carreira dos policiais penais. “Nosso governador Ronaldo Caiado, assim que assumiu o Governo do Estado de Goiás, se sensibilizou com a questão do efetivo da nossa Instituição e autorizou o concurso. Serão convocados 500 novos policiais até o final do ano, o que vai representar um aumento significativo, de mais de 10%, no quadro da DGAP”.

O diretor-geral também falou sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que instituiu a Polícia Penal no Estado e os investimentos que estão sendo realizados em inteligência para combater a criminalidade. Ele destacou que os avanços aumentam a responsabilidade dos policiais penais. “Eu costumo dizer que ser policial não é profissão, é um sacerdócio. Então, espero que os senhores injetem no sangue este instituto de polícia, sejam honestos, gratos e respeitem a profissão e o uniforme que usam porque lá na rua vocês são o espelho para sociedade”, disse o tenente-coronel Rasmussen.

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, destacou que há 20 anos trabalha pela estruturação das forças policiais, da qual a Polícia Penal faz parte hoje. “E não faço isso para angariar simpatia, faço porque acredito no trabalho de vocês”, disse. Ele também defendeu que a DGAP é peça fundamental na prevenção e combate da violência nas ruas. “Nós encerramos mais um semestre de reduções históricas dos índices de violência no Estado. Desde o início de 2019, nós estamos superando índices todos os dias e eu atribuo boa parte destas reduções ao trabalho que a polícia penal realiza porque sem o controle e a organização do sistema prisional não há redução consistente dos índices de violência nas ruas”.

Rodney Miranda ainda citou os investimentos em estrutura, equipamentos e capacitação dos policiais que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo na segurança pública e principalmente no sistema penitenciário. “Posso dizer que vocês estão entrando nas melhores força de segurança do país e a polícia penal é um ente fundamental nesta excelência de trabalho que estamos fazendo no Estado de Goiás”, afirmou. “Ao mesmo tempo a responsabilidade em manter este nível de excelência é muito grande, mas com a boa formação que vocês tiveram e com a expertise de cada um, tenho certeza absoluta que essa missão vai ser comprida com toda honra e glória”, completou.

O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), o desembargador Anderson Máximo, parabenizou os policiais penais pela conclusão do curso e pela formatura. “Vocês concluíram um curso difícil. Tenho certeza que às vezes pensaram que não daria conta, mas nossa mente é vocacionada para o sucesso e superação e precisamos acreditar que faremos a diferença para melhor”, ponderou. “Hoje vocês assumem mais essa missão e alcançam um desafio que até então era um sonho que se torna realidade. Como cidadão goiano, é uma alegria ver a Polícia Penal avançando e ter um comando com objetivo traçado e com essa força de trabalho que chega para qualificar ainda mais”.

Formação

O gerente da Escola Superior da Polícia Penal (ESPP), Leandro Militão, abriu a solenidade dando boas-vindas aos novos policiais penais. “Desde o início, vocês demonstram dedicação, vibração e comprometimento. É gratificante participar desse processo de formação e saber que estamos fazendo o melhor para nossa Polícia Penal. Confio plenamente na dedicação dos senhores no desempenho das suas funções. Desejo sabedoria e discernimento e nunca percam o comprometimento. Somos a melhor Polícia Penal do Brasil e isso vai continuar com vocês”.

O coordenador do Curso de Formação, o policial penal Sérgio Isaías, também valorizou o esforço e dedicação dos alunos durante a capacitação. “Trouxemos os melhores instrutores e estes novos policiais penais saíram habilitados em todos os armamentos. Também contamos com a participação da OAB e dos direitos humanos na formação deles. Agradeço aos novos policiais e desejo boas-vindas à nossa casa, nossa família”, comemora.

A formanda Letícia Goulart agradeceu a receptividade que teve ao chegar na instituição e disse que está motivada para contribuir com os avanços na segurança pública do Estado. ”Todos nós, policiais penais do curso de 2019, agradecemos imensamente os instrutores por todo o ensinamento que nos foi passado, agora nos sentimos prontos para iniciar o trabalho no sistema prisional com eficiência e presteza”, disse.

O formando Samuel Freire também ressaltou o aprendizado que os novos policiais adquiriram durante o curso e falou da expectativa para começar suas atividades na Instituição. “Este momento é muito importante, somos novos servidores, muitos estavam almejando estar na segurança pública. O curso foi excelente, tivemos um bom aprendizado, aprendemos o que tínhamos de aprender e estamos aqui para servir a população. Estamos felizes e preparados para isso com o nosso melhor”.

Os novos policiais penais foram aprovados no concurso da Polícia Penal, realizado em 2019. No total, o certame selecionou 500 novos servidores para a DGAP. A convocação dos aprovados para o curso de formação foi escalonada em turmas de 50 pessoas para cumprir as medidas de prevenção à covid-19. A primeira turma formou em março e agora os policiais penais da segunda turma também passam a compor o efetivo das nove regionais prisionais da DGAP em todo Estado. No decorrer deste ano, a expectativa é que todos os aprovados concluam a formação.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo