Mais de 100 detentos de Goiás participam da 3ª Jornada de Leitura no Cárcere

Profissionais, especialistas e escritores realizaram palestras remotas e gratuitas direcionadas à população privada de liberdade

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro ocorreu a 3ª Jornada de Leitura no Cárcere, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Observatório do Livro e da Leitura. De caráter nacional, a população privada de liberdade de Goiás teve participação na atividade, responsável por aproximar obras literárias e detentos.

Durante os três dias, profissionais, especialistas e escritores realizaram palestras de forma online e gratuita sobre a transformação social que o exercício da leitura pode ter. Palestras também foram ministradas aos gestores da administração penitenciária, especialmente os profissionais que atuam nas pastas ligadas à ressocialização, com a abrangência de ideias e sugestões de políticas que podem ser instaladas com esta finalidade.

A estrutura para que os detentos pudessem assistir às transmissões foi disponibilizada nas próprias unidades prisionais. Em todos os momentos, os detentos eram supervisionados pelas equipes da Polícia Penal. No último dia aconteceu um sarau literário, no qual os custodiados puderam se apresentar diretamente dos estabelecimentos penitenciários.

“A participação dos detentos e detentas em eventos com foco nos estudos, a aplicação de avaliações, além das atividades de leitura e produção textual desenvolvidas nas unidades prisionais, fazem parte da política de reintegração social com base no estudo”, afirma a gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, Michelle Cabral.

Centro e trinta e quatro detentos de cinco unidades prisionais tiveram acesso ao evento. O Centro de Inserção Social de Luziânia teve o maior número de participantes (78), seguidos da Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia (25), Padre Bernardo (11), Ceres e Pires do Rio, ambos com 10 custodiados que assistiram às palestras.

Maratona Enem PPL

Os detentos se preparam agora para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoal Provadas de Liberdade (Enem PPL). Nesta fase, acontece a Maratona para a prova que acontece em 10 e 11 de janeiro de 2013. Em Goiás, 124 custodiados estão inscritos em Corumbá, UPR Feminina de Luziânia, Central de Triagem e Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia.

Michelle aproveitou para relembrar uma importante marca goiana: o sistema penitenciário de Goiás inscreveu mais de 2,5 mil custodiados nas provas do Encceja 2022.

Foto: Polícia Penal

Polícia Penal – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo