Integrantes da Sedec conhecem ações de ressocialização no Complexo Prisional de Aparecida

Encontro teve como foco possíveis parcerias entre a Polícia Penal e a pasta

A coordenadora da 1ª Coordenação Regional Prisional (CRP), Alline Scaglia, e o diretor da Penitenciária Coronel Guimarães (POG), Erivaldo Alves, receberam uma equipe de oito profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia (Sedec) no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na manhã desta segunda-feira (19). O encontro teve como foco possíveis parcerias entre a Polícia Penal e a pasta, com base nos trabalhos de ressocialização.

Os integrantes da pasta, de diferentes áreas, conheceram a horta implementada na POG e cultivada por dez detentos. Erivaldo Alves explicou que a horta é um projeto novo no local. “O objetivo é empregar a mão de obra carcerária em técnicas de cultivo de alimentos. A parceria com a Sedec tem como finalidade abastecer o banco de alimentos da Prefeitura de Goiânia e fornecer doações para instituições de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social.”

Ainda segundo o diretor da POG, eles receberam, nesta segunda-feira, a primeira remessa de mudas para o plantio dos canteiros. “O Conselho da Comunidade de Aparecida de Goiânia contribuiu com adubos e insumos. A 2ª CRP, por meio das unidades prisionais de Itauçu e Uruana, também colaborou ao fornecer mudas de hortaliças”, acrescentou Erivaldo.

Os profissionais da Sedec também estiveram em instalações como a brinquedoteca e o Módulo de Respeito II. Além disso, servidores penitenciários apresentaram aos visitantes outras atividades laborais direcionadas à ressocialização, como as oficinas de marcenaria, serralheria, costura e de produção de brinquedos realizados na Seção Industrial.

Algumas das competências da Sedec compreendem a elaboração e implementação de projetos estratégicos de desenvolvimento local sustentável, bem como o fomento ao avanço dos setores produtivos nas áreas de agricultura, indústria, comércio, serviços e turismo.

Alline Scaglia ressaltou que a recepção dos membros da Sedec demonstra benefícios mútuos que podem ser gerados a partir da colaboração de ambas as partes. “Este foi um encontro de extrema importância e que, com certeza, renderá bons resultados. O grupo de visitantes da Sedec é composto por profissionais competentes e que estão alinhados com as áreas que buscamos desenvolver em nossas atividades de ressocialização. Além, é claro, de ser uma oportunidade para que mais secretarias e órgãos tomem conhecimento sobre as ações da Polícia Penal”, defendeu a coordenadora regional.

Fotos: DGAP

DGAP – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo