Documentos de identidade são confeccionados em mutirão para detentos do Complexo Prisional

Realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, um novo mutirão possibilitou a confecção de documentos de identidade (Registro Geral) para 155 custodiados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Foram contemplados detentos da Casa de Prisão Provisória (CPP), Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) e Penitenciária Feminina Consuelo Nasser. A finalidade foi garantir RG aos privados de liberdade, bem como certidão de nascimento e regularização do CPF.

A ação foi realizada gratuitamente por meio de parceria entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o Instituto de Identificação da Polícia Civil, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e o Conselho da Comunidade de Aparecida de Goiânia. No primeiro dia, foram atendidos 45 presos; no segundo dia, 82; no último dia, o número alcançou 28.

Lembrando que o primeiro mutirão de documentação foi realizado em junho de 2022, no Complexo Prisional. Naquela oportunidade, aproximadamente 300 custodiados da CPP e da POG foram beneficiados.

A confecção facilita o trabalho de ressocialização dos custodiados. Com a documentação, é possível que os detentos se matriculem na educação básica, cursos profissionalizantes, exames nacionais e também tenham oportunidades de emprego remunerado em empresas privadas e instituições públicas parceiras do sistema penitenciário.

Durante os três dias de mutirão, os trabalhos foram acompanhados pelos servidores penitenciários da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania (Supresc), da Gerência de Segurança e Monitoramento, da 1ª Coordenação Regional Prisional e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope).

Fotos: DGAP

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) – Polícia Penal – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo