DGPP entrega reforma e ampliação da Unidade Prisional de Cidade Ocidental
Construção de novas celas, reestruturação de alas e construção do alojamento feminino para servidoras estão entre os espaços inaugurados
A Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) entregou, nesta terça-feira (27/02), a reforma e ampliação da Unidade Prisional Regional (UPR) de Cidade Ocidental, município localizado na região do Entorno do Distrito Federal. As obras compreendem a criação de quatro novas celas, reestruturação de todas as alas, celas e pátio, construção do alojamento feminino para as servidoras, revitalização da fachada da UPR, ampliação do reservatório de água e criação da biblioteca para que os reeducandos estudem.
A construção dos novos espaços e revitalização dos que já existiam foi proporcionada por meio da parceria entre a DGPP, o Poder Judiciário e o Ministério Público de Cidade Ocidental. As obras foram feitas com o emprego da mão de obra de oito presos, que serão beneficiados com a remição de pena por dia trabalhado, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (três dias trabalhados configuram menos um dia da pena). Aproximadamente R$ 80 mil foram investidos para a conclusão da reforma e construção das instalações.
“Este é um momento de agradecimento a todos aqueles que confiaram na gestão desta unidade e incentivaram o projeto”, comentou o diretor da UPR de Cidade Ocidental, Otacílio Nogueira da Silva. Ele lembrou também que, sem o apoio da prefeitura, Judiciário, MP e de forças coirmãs, como a Polícia Militar, o resultado visto hoje não seria possível. O diretor mencionou também as ações voltadas à reintegração dos reeducandos. “Quando cheguei aqui, tínhamos cerca de 34 presos estudando no ensino básico. Hoje aumentamos este número para 70. Tínhamos aproximadamente 27 custodiados em atividades de leitura, agora são 109”, informou.
“A Polícia Penal, junto às forças coirmãs e com base nas diretrizes do Governo do Estado, tem feito um trabalho de mudança no cenário nacional. Hoje, Goiás é um modelo de segurança pública para todo o país. A gestão da UPR de Cidade Ocidental demonstra versatilidade, conhecimento e capacidade de liderar que devem ser reconhecidos”, finalizou o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.
A ampliação de celas representa o aumento de mais 60 vagas no presídio, ação que vai ao encontro da gestão da Polícia Penal no sentido de evitar superlotação em presídios do Estado. A criação da biblioteca na UPR também é uma ação voltada à garantia dos direitos dos detentos, de forma que o cumprimento da pena seja focado na reintegração social, com base no trabalho e estudo.
As outras obras, como alojamento feminino, revitalização da fachada e ampliação do reservatório de água, proporcionam condições de trabalho e descanso dignas, e representam a missão de valorizar o servidor penitenciário, também defendida fortemente pela gestão da DGPP. Dentre as autoridades que participaram da cerimônia estava a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima. Ao final da solenidade de inauguração, as autoridades presentes puderam fazer uma visita técnica aos espaços novos e reformados.
Fotos: Divulgação/DGPP-GO
Diretoria-Geral de Polícia Penal – Governo de Goiás