DGAP realiza formatura de policiais penais do VI COPE

Onze servidores estão aptos a integrarem o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal de Goiás

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária realizou, na noite da última sexta-feira (16), a cerimônia de formatura do VI Curso de Operações Penitenciárias Especiais (Cope). Onze policiais penais formandos estão aptos a ingressarem no Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) da Polícia Penal de Goiás, caso sejam convidados.

O Cope teve como objetivo habilitar policiais voluntários para atuarem em ocorrências de alta complexidade — que envolvem crises, rebeliões, motins, escolta de alto risco e escolta de autoridades — no âmbito das atribuições da Polícia Penal. O curso, ministrado com 1.065 horas/aulas, contou com instruções de servidores da Segurança Pública dos Estados de Goiás, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Inicialmente, o processo seletivo registrou a participação de 48 policiais. A maior parte foi eliminada durante a aplicação dos testes de aptidão física e de tiro técnico, além da análise da vida pregressa. O curso iniciou em setembro, com 17 servidores-alunos. Eles tiveram acesso a conhecimentos teóricos e práticos, de acordo com técnicas aplicadas pelo Gope. Onze conseguiram se formar.

“O VI Cope visou a capacitação daqueles que, durante dias, se disponibilizaram a receber conhecimentos primordiais para um trabalho de alta complexidade. Com certeza, durante o curso, os formandos venceram diversas barreiras e, com êxito, estão aqui hoje, recebendo um brevê de peso imensurável. Missão cumprida”, ressalta o coordenador do Gope, Rodrigo Rodrigues. “Foram 110 dias de cursos, período no qual abdicaram de grandes coisas para chegar até aqui. Agradeço e reconheço todas as forças coirmãs que também colaboraram para hoje termos profissionais capacitados. Não tem dia e não tem hora, quando formos acionados, estaremos prontos para a missão”, reforçou.

Na ocasião, o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, ressaltou um importante fato. “É a primeira vez que um prefeito de Goiânia entra no Complexo Prisional, primeira vez que visita a base de um grupamento penitenciário. É uma honra recebê-lo junto com a primeira dama, Thelma Cruz”, comentou. “Nós, policiais penais, nos sentimos honrados em vestir esta farda. Temos aqui um grupo de elite cada vez mais forte. Tenho certeza que irão fazer um grande trabalho na prevenção e controle do cárcere. Hoje estamos findando o ano de 2022 com redução histórica no que se refere a motins, rebeliões e afins. Um trabalho de exemplo para os demais Estados. E, para 2023, já temos o desafio de realizar mais de 100 cursos de capacitação”, finalizou o policial penal e também copeano, Josimar Pires.

Durante a solenidade, o diretor-geral adjunto de Administração Penitenciária, Firmino José, também enfatizou a importância do aperfeiçoamento. “O empenho investido neste curso ressalta a valorização no âmbito das capacitações”, pontuou.

O subsecretário de Segurança Pública, Deusny Aparecido Silva Filho, que na ocasião representou o secretário de Estado da Segurança Pública, Renato Brum, destacou a importância do grupamento. “Goiás tem os melhores grupos especializados do país. Parabéns aos guerreiros que concluíram o curso”, disse.

Durante a solenidade, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ressaltou a colaboração e a relevância da Polícia Penal no que tange à segurança. “A Prefeitura, em parceria com a Polícia Penal, está analisando as últimas tratativas para a implantação de uma horta comunitária na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, como também um trabalho conjunto para que a mão de obra carcerária seja utilizada na montagem de abrigos de ônibus” , comentou o prefeito. “Desde 2014, venho acompanhando o trabalho da Polícia Penal. Estamos prontos para ajudar. Quero aqui parabenizar vocês, servidores que tem a capacidade de ultrapassar o acaso, os limites do corpo. Parabenizo a garra e a determinação”, frisou o prefeito.

Rogério Cruz ainda acrescentou a ação das forças de segurança pública. “O trabalho em conjunto das forças faz com que tenhamos as melhores polícias do país”, concluiu.

O evento foi marcado também pela integração entre as forças de segurança pública. Representantes das polícias Militar, Civil, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros Militar estiveram na solenidade, além de parlamentares e do promotor de Justiça, Fernando Krebs.

FOTOS : DGAP

DGAP – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo