DGAP inaugura reforma da UPR de Simolândia

Unidade passa a contar com novos alojamentos para os servidores, banheiros, salas administrativas, pátio, refeitório e parlatório

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (11), a nova estrutura física da Unidade Prisional Regional de Simolândia, no Norte do Estado. Com o investimento de mais de R$ 90 mil, a reforma e revitalização da UPR são frutos de parcerias entre a DGAP, Ministério Público local e entidades privadas.

A unidade passa a contar com dois novos alojamentos para os servidores, dois novos banheiros, uma sala administrativa, uma sala para a gestão administrativa, um pátio, um refeitório para os servidores e um parlatório.

Também foi entregue um local apropriado para o recebimento de alimentos e itens de higiene deixados por familiares de custodiados (Cobal), além de uma sala para a realização de audiências entre presos e advogados e atendimentos por videoconferências para os presos e familiares.

“A gestão que tem sido feita, tanto aqui em Simolândia, quanto nas outras unidades prisionais do Estado, auxilia na construção da imagem da Polícia Penal perante a sociedade. As pessoas percebem que nosso trabalho vai além da custódia”, explica o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Reforma

Além das novas construções, foram reformadas todas as celas da unidade, com retiradas dos pontos de energia e instalação de vasos sanitários. As partes de alvenaria, hidráulica e pintura também foram refeitas. O jardim localizado na área interna da UPR foi revitalizado, além da instalação de 7,5 mil bloquetes de concreto na pavimentação interna.

“O próximo passo agora é a implantação de uma sala de aula, uma horta comunitária e uma fábrica de artefatos de cimento”, revela o diretor do presídio, Gustavo Sousa. “Melhorias que estamos implantando para que o presídio vire modelo para as demais unidades prisionais, tanto na parte da segurança quanto na parte da reintegração social”, completa.

Mão de obra carcerária

Iniciada em setembro de 2022 e finalizada em 2 de janeiro deste ano, a obra destaca o empenho da DGAP em proporcionar um melhor ambiente de trabalho aos servidores, além de ampliar a segurança do local.

Para a conclusão da revitalização da unidade prisional, foi utilizada mão de obra carcerária de 15 custodiados. Eles serão beneficiados com a remição da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.

Foto : DGAP

Comunicação Setorial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) –  Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo