DGAP inaugura fábrica de artefatos de cimento na Unidade Prisional Regional de Bela Vista de Goiás
Obra é fruto de parceria com a Prefeitura Municipal e Conselho da Comunidade, além do apoio do MP e Judiciário
A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (3), uma fábrica de artefatos de cimento dentro da Unidade Prisional Regional de Bela Vista de Goiás, a 45 km de Goiânia. O novo espaço produzirá 300 blocos de concreto por mês. De acordo com a demanda, esse número pode ser ampliado para até 500 unidades.
A fábrica foi construída com a mão de obra de quatro custodiados do presídio, pertencente à 4ª Coordenação Regional Prisional da DGAP. Investimento de aproximadamente R$ 120 mil. A produção dos blocos de cimentos empregará seis detentos. Os insumos serão fornecidos pela Prefeitura de Bela Vista. O local de trabalho é composto pela máquina de blocos, compressor, formas, betoneira e caixa d’água.
Os materiais fabricados serão utilizados para o calçamento de ruas, bancos de praças e outros itens que contribuem para o melhoramento da infraestrutura do município. Todos os custodiados irão receber a remição da pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal.
O projeto é fruto da parceria entre DGAP, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Prefeitura Municipal.
Discursos
Diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires disse que a inauguração demonstra o compromisso em promover a ressocialização, por meio do trabalho e da capacitação de detentos.
“O trabalho de ressocialização é um dos eixos focais da DGAP este ano. Participando deste momento importante, estamos trabalhando incansavelmente para que a segurança e a ressocialização sejam realizadas de forma conjunta, conforme expressa a Lei de Execução Penal. O nosso objetivo é aumentar o número de presos trabalhando e estudando”, afirma.
A prefeita Nárcia Kelly ressaltou o fruto da cooperação. “Aqueles que estão aqui podem trabalhar, vão utilizar o tempo para produzir e colaborar com a sociedade. Vamos fazer o presídio ser referência para dar maior dignidade às pessoas que estão cumprindo pena. Quando olho para esse espaço vejo novos projetos para programas de ressocialização. Hoje é um dia de comemorar”, comenta.
Foto: Divulgação/DGAP-GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás