DGAP entrega reforma de instalações da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães

Obras envolvem espaços construídos e também instalações ampliadas 

As reestruturação de instalações da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) foram inauguradas, na manhã desta quarta-feira (21). Dentre as modificações, houve a construção do alojamento feminino, do refeitório, do almoxarifado, além da reforma do alojamento masculino, da biblioteca e do portão de acesso da POG, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O total de R$ 186 mil foi investido para a melhoria dos ambientes.

Coordenadora da 1ª Regional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Alline Scaglia, policial penal há 19 anos, acompanhou de perto as mudanças que o sistema penitenciário passou durante as décadas. “Para mim é um privilégio poder vivenciar esta fase da Polícia Penal, na qual os servidores têm mais condições para trabalhar com dignidade. É muito importante termos esse olhar para o servidor, porque tudo em uma instituição parte dele”.

“A conclusão é extremamente importante. Um sonho antigo que, por meio das parcerias, conseguimos realizar”, afirmou o diretor da POG, Erivaldo Alves. O diretor aproveitou para prestar homenagem a três servidores que estiveram diretamente ligados ao andamento das obras.

Para o subdefensor Público-Geral para Assuntos Institucionais, Allan Montoni Joos, o momento da Polícia Penal é histórico. “As obras que presenciamos aqui são exemplo da dedicação que a Polícia Penal tem tido no compromisso de melhorar cada vez mais o sistema penitenciário de Goiás e torná-lo exemplo. Parabéns pelo trabalho de vocês.”

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Adriana Dourado, destacou que um dos grandes trabalhos da Administração Penitenciária tem sido exercer a cidadania em qualquer lugar que seja. “Sou muito grata pelo trabalho que a Polícia Penal tem feito no Estado. Nós temos visto uma reestruturação. Esses novos espaços, que vão beneficiar e oferecer mais dignidade aos servidores penitenciários, demonstram o reconhecimento de nós, como sociedade civil, ao trabalho de vocês”.

Representantes da Defensoria Pública do Estado, OAB, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Polícias Militar e Científica, Conselho Comunitário e Conselho em Execução Penal compareceram ao evento.

Ressocialização

A reforma e ampliação das estruturas da POG garantem mais segurança e dignidade aos servidores penitenciários e a população privada de liberdade, esta última com relação à reforma da biblioteca. Lembrando que, entre 2021 e 2022, os dois blocos que abrigam os custodiados da POG foram completamente reformados.

Estas novas obras tiveram duração de cinco meses. Foi utilizado o trabalho de 20 presos nas construções, todos remunerados pelo Estado e com remição de pena pelo trabalho, de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP).

A parceria com DGAP para a conclusão das obras envolveu o Ministério Público do Trabalho, o Conselho Comunitário de Segurança de Aparecida de Goiânia e a Associação dos Policiais Penais do Estado de Goiás (Asppego).

Fotos: DGAP

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo