DGAP assume Cadeia Pública de Caiapônia nesta sexta-feira

Unidade Prisional, que passou por ampliação com recursos de aproximadamente R$ 300 mil, receberá novos equipamentos de segurança durante solenidade

 

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) assume nesta sexta-feira, 29/03, a gestão da Cadeia Pública de Caiapônia, até então administrada pela Polícia Militar do Estado de Goiás. Com vistas à ampliação do número de vagas, a unidade recebeu investimentos de aproximadamente R$ 300 mil, para construção de um novo bloco, contendo quatro novas celas para receber custodiados.

Durante a solenidade de assunção da Unidade Prisional, que passa a pertencer à 5ª Regional Prisional Centro-Oeste da DGAP, serão entregues à nova administração uma viatura cela, uma viatura administrativa, 150 colchões, duas espingardas calibre 12, quatro revólveres calibre 38, uma banqueta para revista, tonfas, algemas, lanternas, câmeras de videomonitoramento, bloqueador de sinal para celulares e munições.

O diretor da 5ª Regional Prisional da DGAP, o agente prisional Eder Tavares, lembra que a assunção da unidade prisional impacta diretamente na segurança da sociedade. “São mais policiais militares nas ruas, defendendo a população, já que agora a administração e a parte operacional da custódia estão sob responsabilidade do sistema prisional”, afirmou.

Tavares garantiu ainda que a gestão sob responsabilidade da DGAP torna realidade projetos de reintegração social à população carcerária da Unidade Prisional de Caiapônia. “Vamos levar trabalho aos presos. Vamos investir na construção de um galpão multidisciplinar na unidade, para colocar, entre outras, uma fábrica de blocos e de produtos pré-moldados. Já existe uma parceria em andamento com a Prefeitura para implantarmos uma confecção na unidade”, revelou Tavares.

Essa busca pela ressocialização do custodiado, segundo o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda, é importante para que o preso enxergue seu valor junto à sociedade. “É a partir do aprendizado de uma nova profissão, de uma nova forma de garantir o sustento que aquele que cometeu um erro e foi penalizado com a retirada da sua liberdade consegue mudar seu estilo de vida e passa a ter uma trajetória mais focada na honestidade e dignidade”, ressalta o diretor-geral.

Os recursos para construção das quatro novas celas são provenientes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho da Comunidade em Execução Penal de Caiapônia, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Prefeituras e Câmaras Legislativas de Caiapônia, Palestina de Goiás e Doverlândia e sociedade civil organizada.

A execução das obras contou com mão de obra de reeducandos de unidades prisionais próximas, os quais terão remição das penas por trabalho, em conformidade com a Lei de Execução Penal. Todo o trabalho dos presos foi supervisionado por servidores da DGAP.

A ampliação do número de vagas e os projetos desenvolvidos pela DGAP, visando a reintegração social daqueles que cumprem pena, vão ao encontro das diretrizes políticas de gestão estabelecidas pelo Governo do Estado, em consonância também com as políticas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

PAUTA

Assunto: Assunção da antiga Cadeia Pública de Caiapônia pela DGAP
Data: 29/03
Horário: 10h00
Local: Unidade Prisional de Caiapônia
Endereço: Rua José Cardoso, nº 1365, Setor Norte, Caiapônia-Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo