Custodiados e custodiadas colam grau nos ensinos Fundamental e Médio dentro da prisão

Turmas integram a Educação de Jovens e Adultos (EJA Prisional)

Custodiados e custodiadas das unidades prisionais de Paranaiguara, no Sul do Estado, e Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, participaram de formatura de colação de grau nesta quarta-feira (28), por meio do Ensino de Jovens Adultos (EJA Prisional). Ao todo, 11 pessoas obtiveram o diploma escolar. As turmas são organizadas semestralmente por meio de parceria da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Na UPR Feminina de Paranaiguara, três detentas concluíram o Ensino Fundamental e outras três finalizaram o Ensino Médio. Na UPR Masculina de Planaltina, os cinco terminaram o Ensino Médio. As duas formaturas tiveram a presença de autoridades do município e familiares dos reeducandos e reeducandas.

“Aqui também são aplicados o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Foi implantado, ainda, no mesmo ano, o programa de Remição por Leitura”, explica a diretora da UPR Feminina, Márcia Maria Tavares, cujo projeto EJA Prisional existe desde 2021.

Diretor da UPR Masculina de Planaltina, Gabriel de Lima Araújo afirma que a ressocialização é o caminho a ser seguido pela Polícia Penal após ter estabelecido, com sucesso, o controle do cárcere. “Ressocializar é devolver à sociedade um cidadão melhor do que quando ele entrou no sistema. E é isso que estamos fazendo.” O EJA Prisional existe na UPR desde 2018.

Paranaiguara

No mesmo dia da formatura, mais um projeto foi iniciado na UPR de Paranaiguara. O “É possível Recomeçar” conta com a presença de três egressas que relataram como estão suas vidas em liberdade. No evento compareceram autoridades do Executivo Municipal, Conselho da Comunidade, além da equipe de profissionais do Colégio Belmiro Soares.

Foto: Polícia Penal

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo