Corpo de Bombeiros Militar de Goiás atua em apoio a Manaus após fortes chuvas
O CBMGO enviou um oficial da corporação para fazer parte do Grupo de Apoio à Desastres (GADE)
A Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, está em Manaus (AM) apoiando o município, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade, no dia 12 de março, causando uma série de desastres como alagamentos, enxurdas, movimentações de massa e transbordamentos de igarapés. O CBMGO enviou um oficial da corporação para fazer parte do Grupo de Apoio à Desastres (GADE), acionado pela Secretaria de Defesa Civil (SEDEC), para apoiar o município quanto a gestão e elaboração de processos para capacitação de recursos emergenciais federais.
O Tenente Milson, se juntou ao GADE na equipe destinada ao uso de Drone, com o objetivo de realizar o levantamento aéreo e mapeamento da área afetada pelo deslizamento de terra e as áreas de risco próximo ao desastre, apoiando a equipe de campo com a demarcação exata das áreas afetadas.
Os drones são cada vez mais utilizados em desastres naturais, oferecendo benefícios como o levantamento e mapeamento da área afetada, busca e resgate de pessoas presas em escombros, monitoramento da evolução do desastre e avaliação de danos.
O bairro de Jorge Teixeira foi severamente afetado, tendo o mesmo 8 vítimas fatais e muitos outros danos materiais e ambientais. A lama dificultou o acesso à região e muitas famílias foram afetadas, estimando-se que cerca de 1155 pessoas diretamente atingidas pelos desastres.
Fotos: CBMGO
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás