COMAPE: PMGO realiza aula inaugural do 4º Curso Operacional Maria da Penha
Curso visa capacitar quase 50 agentes de segurança para atuar no combate à violência doméstica e familiar
A Polícia Militar de Goiás realizou, na manhã desta segunda-feira (06/05), a aula inaugural do 4º Curso Operacional Maria da Penha – COMAPE. O curso busca qualificar o efetivo para o atendimento e acolhimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O curso terá duração de 15 dias com carga horária de 90 horas/aula.
“A Polícia Militar, através do Batalhão Maria da Penha, vem intensificando a qualificação do efetivo para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Com esse curso, o objetivo é cada vez mais preparar o policial para o acolhimento e segurança dessas vítimas” afirmou a Comandante do Batalhão Maria da Penha, Major Dyrlene Seixas.
A grade do curso é composta por disciplinas sobre a legislação Maria da Penha; POP Maria da Penha; gerenciamento de crise; operações de inteligência; psicologia; rotina administrativa; ética e estágio supervisionado. Além da capacitação para o atendimento de ocorrências emergenciais de violência doméstica e fiscalização de medidas protetivas, os alunos receberão treinamento específico para acolher e prestar atendimento adequado às vítimas por meio de soluções e ações rápidas.
A aula inaugural do 4° COMAPE teve como palestrante a delegada titular da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM), Ana Elisa Gomes.
Ao final do curso, 42 policiais militares, cinco integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e duas policiais legislativas estarão prontos para reforçar a segurança pública, garantindo atendimento qualificado às vítimas de violência doméstica e familiar no estado de Goiás.
Batalhão Maria da Penha
A unidade foi criada em 2015 e iniciou-se como Patrulha Maria da Penha, tornando-se um Batalhão de Polícia Militar em 2020, sendo encarregado do policiamento ostensivo de segurança específica para o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. A realização de atendimentos especializados à vítima e aos familiares, e ações preventivas, como visitas comunitárias e solidárias, são práticas constantes realizadas pelo BMP.
Fotos: PM/5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás