Bombeiros Militares combatem incêndios em diversas regiões do estado

Um dos focos foi registrado na vegetação próxima ao Parque Altamiro de Moura Pacheco.

O Corpo de Bombeiros Militar combateu incêndios em diversas regiões do estado, neste final de semana. No sábado (29/08), as equipes atuaram em um foco nas proximidades do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). Segundo a corporação, as chamas teriam iniciado às margens da BR-153, na altura de Teresópolis. O fogo então se propagou para uma região de vegetação mista, na zona rural do município.

Para realizar o combate e avaliação da área, os bombeiros utilizaram um drone. Ao todo, quatro Guarnições de Combate a Incêndio (GCIFs) atuaram no local, cobrindo a área de aproximadamente 4.600 m². Uma equipe de brigadistas do parque também auxiliou no combate as chamas. O fogo foi extinto durante a madrugada, por volta de 2 horas.

Os bombeiros permaneceram no local até às 6 horas, realizando o trabalho de rescaldo e monitoramento. Além da vegetação típica do Cerrado e de todo Bloco Tamanduá do Parque Estadual, os militares protegeram ainda uma plantação de cana e banana que fica próxima ao local do incêndio e uma fábrica de cachaça.

No final da tarde e noite de sexta-feira (28/08), o Corpo de Bombeiros Militar em Ceres, atendeu uma ocorrência de combate a incêndio, às margens da BR-153, na altura do km 189. Por conta do tempo seco e da vegetação alta, as chamas se propagaram rapidamente, tomando conta dos dois lados da rodovia. O fogo atingiu também bambuzais que caíram e interditaram parcialmente a via.

Com a grande quantidade de fumaça e baixa visibilidade, os militares decidiram interditar de forma total a rodovia, para evitar acidentes e ainda para a retirada das plantas caídas na estrada. O combate às chamas foi realizado com o apoio de uma equipe de brigadistas da empresa Cooper-Rubi. Assim que a situação foi controlada, a via foi novamente liberada para o tráfego.

Ainda na sexta-feira, os bombeiros combateram um incêndio em vegetação no Parque Estadual dos Pireneus, em Pirenópolis. No local, foram identificados diversos focos simultâneos, ao longo da GO-070. As equipes utilizaram sopradores e a técnica de contrafogo, para controlar as chamas. Além dos militares, o combate contou com o apoio de cerca de 15 pessoas, entre brigadistas do Parque, funcionários de uma fazenda e outros voluntários. A região continua sendo monitorada.

Outro foco foi registrado e combatido pelo Corpo de Bombeiros, em Posse. As chamas atingiram uma área de 10 km, próximo à Serra Geral. Os militares trabalharam para impedir que o fogo atingisse o Parque Municipal da cidade. Duas equipes, com bombeiros, brigadistas da Prefeitura Municipal e voluntários, atuaram na ocorrência. Após dois dias de combate, as chamas foram contidas e a área do parque preservada.

Segundo dados da corporação, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 5.805 incêndios em vegetação no estado. O número é inferior ao verificado no mesmo período de 2019, quando foram 6.099 focos. Apenas em agosto de 2020, foram 1.983 incêndios, o que representa uma queda de 6% na comparação com o ano passado, que registrou no mês 2.123 focos.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo