CBMGO realiza ações preparativas da Operação Cerrado Vivo na Serra de Jaraguá
Iniciativa conjunta busca estabelecer medidas eficazes de prevenção a incêndios florestais na área, além de desenvolver as melhores estratégias de combate
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) realizou, na última quinta-feira (11), ações preparativas da Operação Cerrado Vivo na região da Serra de Jaraguá. O objetivo dessa iniciativa conjunta foi estabelecer medidas eficazes de prevenção a incêndios florestais na área, além de desenvolver as melhores estratégias de combate, caso seja necessária a atuação dos bombeiros.
A região da Serra de Jaraguá é conhecida pela sua rica biodiversidade e ecossistema de Cerrado, que abriga diversas espécies de fauna e flora. No entanto, durante o período de estiagem, as ocorrências de incêndios se tornam mais frequentes, representando uma ameaça ao meio ambiente e à população local. Com o objetivo de minimizar os impactos desses incêndios e garantir uma resposta rápida e eficiente, o 22° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Jaraguá uniu esforços com a SEMAD para realizar ações preparativas da Operação Cerrado Vivo. A operação consistiu em levantar informações estratégicas que possibilitarão um melhor planejamento e atuação dos bombeiros no combate aos incêndios florestais.
Durante o trabalho conjunto, foram identificados os melhores acessos à região, a disponibilidade de suprimento de água próximo aos locais críticos, o posicionamento dos aceiros (faixas de terra limpa que evitam a propagação do fogo), o plano de comunicação entre as equipes e os pontos de apoio para as operações. Essas informações serão fundamentais para a tomada de decisões rápidas e eficazes em caso de necessidade de atuação dos bombeiros.
Fotos: Divulgação/CBMGO
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás