CBMGO participa do estágio técnico em programa regional de assistência a desastres no Chile
O evento aconteceu na Academia Nacional de Bombeiros do Chile
De 21 a 23 de agosto de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) participou do estágio técnico promovido pelo programa regional de Assistência a Desastres (RDAP) e da Oficina de Assistência Humanitária (BHA), juntamente com o programa de formação de bombeiros do Cone Sul. O evento aconteceu na Academia Nacional de Bombeiros do Chile (ANB), localizada em Talagante, na região metropolitana de Santiago. A coordenação e realização do evento ficaram sob a responsabilidade da USAID (Agência Internacional de Desenvolvimento).
O estágio técnico foi marcado por uma apresentação abrangente da malha curricular da formação acadêmica dos bombeiros do Cone Sul. Representantes dos seguintes países estiveram presentes: Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e El Salvador. Durante o evento, o modelo chileno de resposta a emergências foi detalhadamente explorado, destacando o papel fundamental dos bombeiros como os primeiros respondedores em diversas situações de desastre.
Uma das ênfases da apresentação foi a coordenação intra e interinstitucional do Corpo de Bombeiros do Chile com o sistema de operações e credenciamento de grupos táticos operacionais distribuídos por todo o país. Além disso, foram compartilhados os planos de formação inicial e profissional entre as academias e programas de formação e estágio.
Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica aos simuladores do centro de treinamento da Academia Nacional, ao almoxarifado central responsável pelo suprimento logístico em todo o país e ao almoxarifado específico da Equipe USAR (Urban Search and Rescue) do Chile, credenciada pela Insarag (International Search and Rescue Advisory Group). Essa equipe mantém prontamente todo o suporte logístico necessário para atuar tanto em cenários de desastres nacionais quanto internacionais.
A visita ao SENAPRED (Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Emergências e Desastres) também foi um destaque. A vice-diretora nacional apresentou a gestão do sistema de monitoramento de desastres do país, que inclui um sistema de alerta de evacuação nacional altamente eficaz. Esse sistema é setorizado através das redes de celulares, independente de cadastro prévio do usuário do telefone. Ele monitora eventos como tremores de terra, inundações e movimentações de massa. O SENAPRED possui uma sala de monitoramento 24 horas por dia, 365 dias por ano, com profissionais técnicos capacitados para tomar decisões rápidas e eficazes na resposta a eventos adversos. Além disso, o diretor nacional pode se reunir com todos os ministros e deliberar decisões no caso de uma catástrofe a nível nacional.
O evento culminou com a apresentação do portfólio de treinamentos da USAID/BHA RDAP. A participação ativa do CBMGO neste evento reflete o compromisso do Comando Geral da corporação e do Governo de Goiás em seguir e aplicar padrões internacionais de excelência, visando proporcionar um serviço de altíssima qualidade à população goiana.
Fotos: Divulgação/CBMGO
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás