CBMGO lidera força-tarefa nacional em operação de resgate no Rio Grande do Sul

Todos os quarteis do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás podem receber doações de cobertores, colchões, alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal

Em uma demonstração exemplar de bravura e solidariedade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) está liderando uma força-tarefa nacional de resgate para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O trabalho foi destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (06/05). A operação já dura quase uma semana e conta com a participação de mais de 360 bombeiros de 11 estados e do Distrito Federal.

Comando estratégico em Goiás

A escolha de Goiânia como centro de comando da operação não foi por acaso. O coronel Washington Luiz Vaz Junior, comandante-geral do CBMGO, também preside o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), o que o coloca em posição estratégica para coordenar os esforços de resgate em todo o país.

Tecnologia e logística a serviço do bem

Através de uma central de operações em Goiânia, os bombeiros monitoram em tempo real as áreas mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mapas detalhados indicam as rodovias bloqueadas por desmoronamentos e as pontes que foram levadas pela força da água. Essas informações preciosas permitem que as equipes tracem rotas alternativas para chegar o mais rápido possível às áreas de risco.

Cães farejadores e estações de tratamento de água: reforço essencial

A força-tarefa conta com o apoio de cães farejadores, ferramentas cruciais para localizar sobreviventes soterrados pelos deslizamentos de terra. Além disso, bombeiros do Espírito Santo estão levando para as áreas afetadas três estações móveis de tratamento de água, cada uma com capacidade de filtrar 1,5 mil litros por hora, garantindo o acesso à água potável para a população atingida.

Ações heroicas e números que inspiram

Até o momento, a força-tarefa já retirou quase 32,5 mil moradores das áreas de risco, priorizando idosos e pessoas com problemas de saúde. Em uma ação emocionante, bombeiros de Mato Grosso precisaram subir na piscina de um prédio para resgatar famílias que estavam ilhadas nos telhados das casas. Em Porto Alegre, bombeiros de São Paulo utilizaram botes para salvar um idoso de 90 anos de uma área alagada.

União e solidariedade em tempos difíceis

A atuação exemplar dos bombeiros de Goiás e de todo o Brasil demonstra a força da união e da solidariedade em momentos de crise. A bravura, o profissionalismo e a dedicação desses homens e mulheres são a prova viva de que, mesmo diante das maiores adversidades, a esperança sempre prevalece.

O CBMGO: orgulho de Goiás e exemplo para o Brasil

A liderança do CBMGO nesta operação de resgate reforça o papel fundamental da corporação na garantia da segurança pública e no bem-estar da sociedade. O profissionalismo, a bravura e a abnegação dos bombeiros goianos servem de exemplo para todo o país, inspirando ações de heroísmo e compaixão que fazem a diferença na vida das pessoas.

Governo de Goiás: apoio integral à missão

O Governo do Estado de Goiás, reconhecendo a importância da missão humanitária que o CBMGO está cumprindo no Rio Grande do Sul, está fornecendo todo o apoio necessário à corporação. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) disponibilizou, em todo estado, pontos de coleta para arrecadar doações às vítimas de enchentes.

“A demanda maior é por cobertores, colchões, alimentos não perecíveis, bem como, produtos de limpeza e higiene pessoal. Estamos estendendo as mãos a todos gaúchos que estão nesse momento passando por uma calamidade jamais vista por nós”, frisou o governador Ronaldo Caiado.

As doações serão recebidas em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros. Para mais informações sobre como ajudar ou para encontrar o posto de coleta mais próximo, os interessados podem entrar em contato com a Defesa Civil Estadual nos telefones: 62 3201-2204 ou 62 9 9972-5926.

Foto: Reprodução

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo