Bases da Operação Cerrado Vivo do CBMGO completam 45 dias de ação de combate a incêndios em Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás
Foram realizados mais de 160 atendimentos nesse período
As bases operacionais da Operação Cerrado Vivo, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), completaram 45 dias de ações no combate a incêndios florestais na região de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.
O Capitão Ailton Pinheiro de Araújo destacou, que nesse período, foram realizados mais de 160 atendimentos com foco principal nas ações de combate aos incêndios florestais e pontuou que a operação, agora, se estende até o início de novembro. “Com essas bases fixas para atendimento à população com foco principal na proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente”, acrescentou.
Desde o início da operação, as equipes do CBMGO têm estado na linha de frente para proteger a rica biodiversidade e as comunidades vulneráveis desta área de extrema importância ecológica. O foco primordial tem sido o combate a incêndios florestais, uma tarefa árdua, mas essencial para conter os estragos causados pelo fogo nas áreas naturais.
A Chapada dos Veadeiros abriga uma rica diversidade de vida selvagem, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de mananciais que são vitais para a região. A força tarefa é composta, além do CBMGO, pela Rede Contrafogo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), PREVFOGO/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Aliança da Terra (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
Fotos: Divulgação/CBMGO
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás