Suspeito de Incêndio Florestal na Área de Proteção Ambiental Serra das Areias é ouvido pela DEMA
Homem foi ouvido durante diligências na delegacia
O delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), Luziano de Carvalho, ouve nesta terça-feira (10/09), o suspeito de provocar o incêndio florestal que atingiu aproximadamente 29 hectares, incluindo uma parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra das Areias, localizada na divisa com a Vila Delfiori, em Aparecida de Goiânia. Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, 29 pessoas já foram presas em 2024 pelo artigo 41 da Lei dos Crimes contra o Meio Ambiente – Provocar incêndio em mata ou floresta.
O incêndio, que ocorreu durante o período diurno, na última sexta-feira (06/09), foi registrado pelo 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (7BBM). A Polícia Civil realiza diligências desde a data do fato, resultando na identificação e condução do suspeito para depoimento.
As investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do crime e avaliar os danos ambientais causados à região, considerada de grande relevância ecológica para o estado de Goiás. O delegado Luziano reforça que as ações da DEMA continuam. “Estamos aqui reforçando o nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e pedimos a colaboração da população para denunciar ações criminosas que comprometam áreas ambientais, também as protegidas” disse.
Ações de combate às queimadas
O Governo de Goiás, através da Secretaria de Segurança Pública de Goiás reitera sua atuação firme no combate a crimes ambientais, especialmente em áreas de preservação, e ressalta a importância de medidas preventivas para evitar incêndios florestais que causam sérios impactos à fauna, flora e à qualidade de vida da população.
Neste contexto, a Superintendência de Ações e Operações integradas já atua como membro de um gabinete montado para combater as queimadas. Participam o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, a Polícia Militar do Estado de Goiás, integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil estadual e municipal, integrantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, da Polícia Científica de Goiás, Polícia Penal e Polícia Civil.
Os Bombeiros Militares do Estado de Goiás trabalham diuturnamente no combate aos incêndios registrados em Goiás. De janeiro a setembro deste ano, a corporação registrou 8.069 atendimentos relacionados a incêndios, um aumento de 37,65% em comparação com o mesmo período do ano passado. Desse total, 6.099 ocorrências ocorreram em áreas de vegetação, demonstrando a magnitude do problema.
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás