“Autonomia vai dinamizar sistema prisional”, afirma titular da Seap
Superintendente executivo de Administração Penitenciária, tenente-coronel Newton Castilho enaltece medidas anunciadas na manhã desta terça-feira (02/01) pelo governador Marconi Perillo para garantir melhorias no sistema penitenciário. Maior autonomia e aumento do efetivo na atividade-fim são importantes avanços, diz ele
O superintendente Executivo de Administração Penitenciária, tenente-coronel Newton Castilho, que participou da reunião de cúpula da Segurança Pública para a definição de ações para melhorar o sistema penitenciário, afirmou nesta tarde de terça-feira (02/02) que a maior autonomia da administração penitenciária irá “dinamizar o sistema”. O encontro aconteceu após rebelião ocorrida na tarde de segunda-feira (1º/1), na Colônia Agrícola do Regime Semiaberto, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. No total, fugiram 242 presos, sendo que 143 foram recapturados e 99 continuam foragidos.
Na reunião com a cúpula da segurança pública, foram definidas medidas e ações urgentes que irão garantir melhorias nos presídios do estado. Segundo pontuou Castilho, entre elas está a que dá maior autonomia ao Sistema Penitenciário, que deixará de integrar a pasta da Segurança Pública. “Esta transposição dos obstáculos administrativos, dentro da máquina governamental, irá dinamizar o sistema penitenciário”, disse Castilho.
Outra medida anunciada nesta terça-feira foi a de contratação de reforços para as unidades prisionais de Goiás. “Isto aumenta o efetivo na atividade-fim”, destacou, ao explicar que “esta questão está relacionada a dinamizar os estudos de cogestão de unidades e de terceirização dentro do sistema penitenciário”.
Segundo apontou o superintendente, o governador também pediu agilidade na entrega de presídios em construção. “As unidades de Anápolis e Formosa devem ser entregues em fevereiro, assim como a Casa da Semiliberdade, na Chácara do Governador”, reforçou Castilho. “A unidade de Águas Lindas, segundo o governo, deve ficar pronta em março. Já as de Planaltina e Novo Gama estão com 70% das obras concluídas”, observou.
O superintendente destacou outros assuntos em pauta na reunião, como a construção de um espaço exclusivo para detentos do regime semiaberto e a criação de Centrais de Penas Alternativas para ajudar na redução da superlotação de presídios. “Estas ações visam ser aplicadas para detentos de baixa periculosidade”, disse Castilho.
FOTOS: ANDRÉ COSTA
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP)
Telefones: (62) 3201-1004 / 3201-1027