PMGO deflagra Operação Cerrado

Ação intensificou a atuação do policiamento Rural, de Divisas e Ambiental em Goiás

A Polícia Militar de Goiás, por meio do Comando de Operações de Cerrado (COC) deflagrou, na última sexta-feira (26/01), a Operação Cerrado. A solenidade de lançamento aconteceu na sede do COC, em Goiânia. A ação foi realizada em todo o estado, durante o final de semana, e intensificou a atuação do policiamento rural através do Batalhão Rural, as ações de policiamento do Comando de Operações de Divisas (COD), no combate aos crimes de tráfico de drogas e crimes transfronteiriços, além das operações náuticas do Batalhão Ambiental com foco na proibição da pesca predatória e do garimpo ilegal.

O Comandante do COC, Coronel Alexandre Saliba destacou que as ações foram focadas em todos os crimes, tanto em furtos quanto roubos. “A gente enfatiza que foram intensificadas as ações em torno de todos os crimes, entre eles, os mais comuns são o tráfico de drogas, garimpo ilegal e pesca predatória. Apreendemos drogas, restituímos objetos de furtos e tivemos 11 prisões, além de desmantelar duas organizações criminosas”, informou.

Durante a operação, foram registrados os seguintes resultados:

  • 11 prisões em flagrante;
  • Cadastramento de 509 propriedades rurais;
  • Apreensão de 1,5 milhão em drogas;
  • Restituição de R$ 230 mil em bens ao produtor rural;
  • Recaptura de cinco foragidos da Justiça;
  • Desarticulação de duas quadrilhas;
  • Apreensão de duas armas de fogo.

Principais ações

No âmbito da Operação Cerrado, o Comando de Operações de Divisas (COD), através de ações integradas entre o COD, COC/2 e 4º CRPM realizou a prisão de três criminosos e apreendeu de cerca de 25 kg de cloridrato de cocaína, em Goiânia. Houve um prejuízo para o crime de mais de R$ 1,4 milhão. Além disso, foram apreendidos uma arma de fogo e vasto material para refino e distribuição da droga.

As equipes do Batalhão Rural, no contexto da Operação Cerrado, receberam informações sobre o furto de gado na zona rural de Niquelândia e intensificaram as operações policiais. As equipes realizaram diligências e tiveram como resultado a localização das 27 cabeças de gado que haviam sido furtadas. Além disso, dois receptadores foram presos em flagrante, e o possível autor do furto foi identificado.

Em outra ocorrência atendida pelo BPMRural, a equipe recebeu denúncia sobre um maquinário agrícola sendo transportado de forma suspeita pela BR-060, entre os municípios de Goiânia e Rio Verde. Após compartilhamento das informações com o serviço de inteligência do Batalhão Rural, os policiais militares constataram que o trator abordado e a roçadeira eram produtos de furto ocorrido em uma propriedade rural do município de Trindade e tinham como destino São João da Paraúna. Resultado: dois presos em flagrante; um maquinário agrícola recuperado e um implemento agrícola também recuperado.

Já as equipes do Batalhão Ambiental realizaram ações preventivas entre abordagens náuticas e terrestres. Vale ressaltar, que a fiscalização com foco na proibição da pesca predatória se mantém de forma intensificada durante o período de defeso – a Piracema – que termina em 28 de fevereiro de 2024.

Fotos: Divulgação/PMGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo