Secretário destaca ações efetivas para a redução de índices criminais em entrevista com Jackson Abrão

Confira a íntegra aqui

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, convidado do programa Jackson Abrão Entrevista, do Jornal O Popular, destacou ações efetivas que levaram Goiás a reduzir, por exemplo, os índices de latrocínio em -57,6%, na sede do jornal, em Goiânia, nesta segunda-feira (22/01). Durante a entrevista, o jornalista questionou como a secretaria está colocando em prática a frase usada pelo governador Ronaldo Caiado, de que “ou o bandido muda de profissão ou muda do estado de Goiás”, o secretário respondeu que ao se observar o cenário, há cinco anos, as reduções criminais foram consecutivas.

“Foi um trabalho de grande planejamento. Nós entendemos que lá em 2019 que inicialmente as Forças de Segurança Pública Estadual tinham que se organizar e se integrar. A partir dessa organização começamos a conversar com as forças federais, Polícia Federal e PRF e isso foi fundamental para a redução desses índices. Além disso, nos organizamos na questão do controle carcerário. Muitos desses crimes que ocorriam fora dos presídios eram mandados lá de dentro” argumentou o secretário.

Jackson questionou também sobre os crimes de feminicídio. O secretário respondeu que ações efetivas tem sido tomadas pelas Forças. Além das visitas de acompanhamento do Batalhão Maria da Penha, ampliação de delegacias, ele colocou em destaque o aplicativo Mulher Segura. “A questão do feminicídio é complexa, por acontecer em locais em que as forças policiais não alcançam, dentro de condomínios fechados, dentro de quatro paredes, mas nós não estamos inertes, temos feito um trabalho a várias mãos e envolve não só a segurança pública, mas é um trabalho de ação social. Nós lançamos e estaremos reforçando esse alcance, através do aplicativo Mulher Segura, no qual, através de um celular a mulher pode acionar a polícia em tempo real”, acrescentou.

O jornalista também trouxe para a pauta da entrevista a questão dos atendimentos das delegacias em todo o Estado, com foco no atendimento à mulher. O secretário ressaltou que qualquer delegacia está pronta para receber e recepcionar mulheres vítimas de abusos e agressões. “Está sendo suprido. Nós passamos por um certame, pela formação em 2023 e agora no mês de fevereiro estaremos nomeando policiais civis. Estaremos suprindo, principalmente, nessa questão das delegacias especializadas da mulher no interior com esse efetivo que está entrando agora”, disse.

Jackson Abrão perguntou sobre as ações policiais, em que há excesso, se há penalização. O secretário respondeu que as Corregedorias “separam o joio do trigo e não há generosidade nestes casos, que atua através da Justiça Militar”, afirmou.

Jackson acrescentou à entrevista um questionamento sobre o uso de câmeras em fardamentos. “Uma ideia em debate, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, prevê que as câmeras sejam um item de proteção individual da Polícia”, informou.

O secretário respondeu que em Goiás ainda não é esta a prioridade. “Esta equipe que está saindo do MJPS gostaria de ter implementado as câmeras, mas é algo que não é tão simples e envolvem tecnologias bastante avançadas, caras e complexas. Aqui em Goiás nós queremos implementar estas câmeras nas cidades, nos presídios e é algo que estamos abertos à discussão e estamos aguardando as diretrizes do Governo Federal”, responde.

O jornalista também perguntou sobre o sistema penitenciário de Goiás, trazendo à pauta o relatório do Conselho Nacional de Justiça. “Nós tivemos em tratativas e assinamos termo de cooperação sobre este tipo de práticas que podem estar ocorrendo dentro dos presídios de Goiás, e é exceção, vamos tratar à parte. Hoje nós temos um dos melhores sistemas penitenciários do país e volto a repetir que um dos sucessos da segurança pública em nosso estado é o controle carcerário”, responde o secretário.

Entrevista à Rádio CBN Goiânia.

Jackson Abrão pediu que o secretário trouxesse alguma novidade, com exclusividade para a ocasião. O secretário afirmou que além da melhoria do efetivo, com previsão para fevereiro, trocando todas as viaturas das forças de segurança com o acréscimo de 10% melhorando o patrulhamento e a prevenção, além também da entrega de armamento de ponta. Na oportunidade, também foi concedida entrevista à Rádio CBN Goiânia, que focou também nos atendimentos à mulher e no efetivo das corporações.

Fotos: Magno Leão/SSP

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo