Defesa Civil faz monitoramento de áreas de risco, na capital

Grupo já percorreu quatro bairros; trabalho continua em outras regiões

Equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, por meio da 1ª Regional de Defesa Civil, em parceria com a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Goiânia visitaram áreas de risco ao longo da semana, entre os dias 20 e 23. O trabalho foi feito nos bairros Vila Bandeirantes, Jardim Novo Mundo II, Conjunto Caiçara e Vila Monticelli, na capital.

Durante as visitas, os profissionais conversaram com moradores da região e vistoriaram os locais para reduzir o tempo resposta de ações em que possam haver acionamento. Um dos responsáveis pelas vistorias, capitão Jonathan, do CBMGO, relata a importância do trabalho. “Nós temos essa parceria de integração com a Defesa Civil Municipal. Verificamos as ações de tempo resposta e mostramos para as equipes como são estas regiões, com o objetivo de agilizar a resposta e a segurança das equipes e da população”, disse.

A Defesa Civil do CBMGO já atua com sistema de monitoramento de riscos meteorológicos, além do monitoramento de barragens do estado de Goiás. A estrutura da corporação conta com o CODEC (Comando de Operações de Defesa Civil) que possui sala de situação composta por equipe de especialistas prontas para mapear os principais riscos existentes, desta forma, auxilia em tomadas de decisões mais assertivas, no que tange às ações preventivas e contingenciadoras, em favor da população de nosso estado.

Por fim, o capitão ressalta que as visitas serão feitas em todas as áreas de risco de Goiânia. “Vamos visitar essas áreas de risco, de acordo com cada região e área de atuação, sempre orientando a população sobre a intensificação das chuvas e quais procedimentos adotar em casos de risco”, e complementa com a indispensável integração com a Defesa Civil Municipal, “esse trabalho de integração com a Defesa Civil do município permite principalmente a redução de tempo resposta e mapeamento das regiões de risco. Essas ações tem que estar muito bem trabalhadas, para que no momento do acionamento, todos estejam orientados para desempenhar o seu melhor”, finaliza.

Fotos: Divulgação/CBMGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo