UPR Feminina de Luziânia fica entre as 15 melhores unidades prisionais do país

Presídio é reconhecido pela gestão qualificada de serviços penais, em ranking elaborado pela Senappen

A Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia, no entorno do Distrito Federal, foi classificada entre as 15 melhores unidades penitenciárias do país pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A UPR foi reconhecida no quesito gestão qualificada de serviços penais. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (05/09), em Brasília, durante a entrega do Selo de Gestão Qualificada em Serviços Penais.

Segundo a Senappen, o Selo avalia e reconhece o compromisso das unidades prisionais com diretrizes de gestão, segurança e assistências penitenciárias de alta qualidade em todo o País. Ele é estruturado em três eixos e 28 indicadores, estabelecidos com base em normativos legais, incluindo a Constituição, a Lei de Execução Penal, resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e tratados internacionais.

Cada indicador tem uma meta a ser alcançada, com pontuações que variam de 1 a 4 pontos, totalizando 20 pontos em cada eixo. Os três primeiros classificados receberam o Selo de Gestão Qualificada. “A classificação recompensa os avanços realizados pela Polícia Penal de Goiás em suas unidades prisionais desde 2019. Além do controle do cárcere, aumentamos consideravelmente o número de apenados estudando e trabalhando dentro das unidades prisionais”, explica o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, presente na solenidade no Ministério da Justiça.

A UPR de Luziânia ficou em 15° lugar no ranking da Senappen, num universo de mais de 1,3 mil estabelecimentos penitenciários em todo o país. Em primeiro lugar ficou a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís, no Maranhão, com 59,7 pontos, de um total de 60. A UPR Luziânia obteve 50,34.

Diferenciais

A Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia conta com espaços de ensino e trabalho internos que são considerados modelos, como fábrica de fraldas, confecção, espaço para artesanato e uma horta. A UPR possui presas estudando internamente, inclusive fazendo curso superior a distância, além de berçário, brinquedoteca e sala para visitas sociais de familiares.

Fotos: Polícia Penal

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo